O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 com o objetivo de chamar a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno, que atinge mais de 2 milhões de brasileiros, segundo dados da própria organização. O objetivo é impulsionar o compromisso político e a cooperação internacional a favor de investimentos maiores nos setores sociais, educacionais e laborais das pessoas com o transtorno.
Como de costume, para apoiar a ação o Serviço Autonomo de Água e Esgoto de Indaiatuba (SAAE) iluminou os reservatórios do Jardim Morada do Sol, Lauro Bueno e da Rodoviária na cor azul (a cor foi escolhida porque o autismo é mais comum em meninos).
O Brasil já teve o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Ponte Estaiada, em São Paulo, os prédios do Senado Federal e do Ministério da Saúde, em Brasília, o Teatro Amazonas, em Manaus e a torre da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, entre muitos outros prédios iluminados de azul em apoio a causa.
No dia 2 de abril, das 7 às 12 horas, o Rotary Clube, com o apoio da Prefeitura e do SAAE, realiza o I Encontro Despertar – Despertar para o Autismo no anfiteatro da Prefeitura, na avenida Eng.º Fábio Roberto Barnabé, 2800. O evento contará com a presença de profissionais das áreas de Saúde e Educação, que discutirão junto com os participantes a realidade do autista.