O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (SAAE) realiza esta semana uma nova campanha de monitoramento da ictiofauna – desta vez, na área do canal de transposição dos peixes na barragem do Rio Capivari-Mirim, construído para auxiliar o processo de reprodução durante a piracema.
O monitoramento tem como objetivo o levantamento detalhado da ictiofauna, através do acompanhamento feito por uma equipe técnica com amplo conhecimento para verificar o quanto a construção da barragem impactou na população de peixes. A empresa responsável (Ictiológica Consultoria Ambiental) fará o laudo atestando a eficácia do sistema.
“O monitoramento é uma ferramenta essencial para mensurar o impacto ambiental na área da barragem; somente com este procedimento poderemos manter um ecossistema saudável”, enfatiza o superintendente do SAAE, engenheiro Sandro de Almeida Lopes Coral. As coletas foram feitas no sistema de transposição de peixe (STP) e no canal por onde os peixes iniciam o curso da transposição.
Os monitoramentos já feitos constataram a existência de uma grande diversidade de peixes no rio Capivari Mirim. Cerca de 540 peixes já foram capturados e soltos. As espécies de maior ocorrência são lambari, tambiú, ximboré, piava, piaba, peixe cachorro, traíra, tuvira, cascudo, lebiste, cará e mandi chorão.