Em 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, uma data essencial para refletir sobre a preservação desse recurso vital e para conscientizar sobre o desperdício. Nesse contexto, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba – município da Região Metropolitana de Campinas (SP) – tem se destacado por suas iniciativas dedicadas a sensibilizar a população sobre o uso inteligente da água.
Para este ano, o Saae está empenhado em difundir a campanha “O Cuidado com o Planeta começa na conscientização. Vamos preservar para não faltar”. A campanha visa alertar sobre a importância da preservação e conscientização e também incentivar ações concretas para o uso responsável desse recurso. A conscientização e o engajamento de todos são passos fundamentais para garantir a sustentabilidade e a disponibilidade para as gerações futuras.
Entre as iniciativas de conscientização promovidas pelo Saae, vale destacar o programa “Na Trilha das Águas” e o projeto “Educa Água”, este último desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba. Eles têm como objetivo promover a educação ambiental em escolas e comunidades, alcançando diferentes públicos e disseminando práticas sustentáveis.
Além disso, durante todo o mês de março, o Museu da Água, em sintonia com as diretrizes da UN-Water (ONU-Água), traduzidas pelo Consórcio PCJ, promove uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial da Água. Essas atividades têm como propósito sensibilizar a comunidade sobre a importância da água doce e da adoção de comportamentos conscientes em relação ao seu uso.
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, com o intuito de enfatizar a relevância da água doce para a humanidade. A cada ano, a UN-Water define um tema para a data, sendo que em 2024 o tema escolhido é “Aproveitar a Água para a Paz”, realçando o potencial desse recurso como catalisador de harmonia e cooperação entre as comunidades.
(Fonte: Saae Indaiatuba)