O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba, no interior de São Paulo, está investindo mais de R$100 milhões em obras importantes para ampliar o Sistema de Abastecimento de Água Tratada. As ações iniciam ainda neste ano e se estendem pelo ano de 2024.
A ampliação consiste na construção de uma Estação de Tratamento de Água no Bairro Tombadouro (ETA VI), com sistema de captação, pré-tratamento, tratamento e reservação, que ampliará em 50% a capacidade de tratamento da Zona Norte do município. E também quatro novos reservatórios regionais (Tombadouro, Itaici, Santa Maria e Santa Dulce) que, juntos, aumentarão a capacidade de reservação de água em 11 milhões de litros, além da substituição de um reservatório no Altos da Bela Vista. Por fim, investimentos na eficiência na rede de distribuição com ações de combate às perdas de água tratada.
No Tombadouro, as construções da ETA VI e de um reservatório de 3 milhões de litros têm previsão de serem iniciadas ainda este ano. Os demais reservatórios e ações estão em processo de licitação e devem começar no início de 2024.
O investimento será realizado com verba própria do Saae, contando também com o financiamento do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). O financiamento destina-se ao desenvolvimento parcial do Programa Integrado de Saneamento e Recursos Hídricos de Indaiatuba – Rio Jundiaí Limpo, que conta também com outras obras de esgotamento sanitário, visando à qualidade de vida da população por meio do aumento da cobertura dos serviços de água potável e saneamento.
(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)