As 110 mil mudas de espécies nativas que foram plantadas no evento do mega plantio que aconteceu no dia 28 de novembro no entorno da barragem do rio Capivari Mirim para auxiliar na recuperação da mata ciliar estão tendo acompanhamento constante por profissionais do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Indaiatuba).
O período de chuva ininterrupto que ocorreu neste início de ano auxiliou no desenvolvimento das plantas, mas trouxe circunstâncias que necessitam de controle, como o crescimento demasiado da grama, o aparecimento de ervas daninhas e a erosão em alguns setores. Para corrigir esta situação, uma das técnicas utilizadas é o coroamento, que consiste em capinar em volta da muda para evitar que as pragas a sufoquem e remover as ervas daninhas. Esse trabalho já foi feito em toda a margem direita e agora parte para a margem esquerda.
“O trabalho de monitoramento e manejo é muito importante neste estágio inicial de desenvolvimento das mudas, pois só com este cuidado formaremos a mata ciliar necessária para proteção das margens do rio”, enfatiza o superintendente do SAAE, engenheiro Nilson Gaspar.
A barragem do rio Capivari-Mirim terá a capacidade para armazenar 1,3 bilhão de litros e irá regularizar a vazão do manancial em 316 litros por segundo, permitindo a captação durante o ano inteiro.