A Secretaria de Obras e Vias Públicas de Indaiatuba está realizando obras de acessibilidade e revitalização no Centro da cidade. Os trabalhos foram iniciados na semana passada com a reformulação das guias rebaixadas e a instalação de piso podotátil. Serão atendidos todos os cruzamentos do quadrilátero entre as ruas Siqueira Campos e Vinte e Quatro de Maio, e Pedro Gonçalves e Ademar de Barros. No total, serão atendidos cerca de 40 cruzamentos e a previsão é de que os trabalhos estejam concluídos em no máximo 90 dias.
Todos os semáforos do Centro também serão substituídos por equipamentos com contador de tempo. A acessibilidade nos semáforos também será garantida com a instalação de botoeiras sonoras para pedestres com deficiência visual (serão 12 cruzamentos com botoeiras sonoras). A Secretaria de Obras deve receber os equipamentos na próxima semana e a instalação está prevista para ser iniciada no final de junho. O trabalho de revitalização na região central ainda inclui a limpeza e pintura de postes, com a retirada de panfletos de propagandas colados irregularmente.
A partir de 2011, a Prefeitura de Indaiatuba intensificou ações de mobilidade urbana no Centro da cidade com o intuito de melhorar tanto as condições de trânsito como a segurança de pedestres que circulam pelo local. Uma dessas ações abrangeu alguns cruzamentos sem semáforos, que tiveram a faixa de pedestres recuada cinco metros da esquina e ganharam uma leve elevação do asfalto para ressaltar a faixa e obrigar os motoristas a reduzirem a velocidade. A medida foi tomada para resolver o problema dos motoristas que precisavam invadir a faixa em pontos sem visibilidade para o cruzamento e, ao mesmo tempo, melhorar a segurança para a travessia dos pedestres.
Além do novo modelo de faixa de pedestres, em algumas ruas do Centro onde o volume de veículos é maior o estacionamento ficou restrito à apenas um lado da via, deixando duas faixas livres para o trânsito. Isso aconteceu nas ruas Siqueira Campos, Cerqueira Cézar, Padre Bento Pacheco, Tuiuti e Ademar de Barros. Também houve ampliação de área de Zona Azul e instalação de novos semáforos.