A diretoria e membros dos Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer (Volacc), de Indaiatuba, estiveram na noite de ontem no escritório Barbara Fantelli Arquitetura e Interiores para a apresentação da primeira versão do projeto para a construção de sua futura sede.
A edificação terá 660 m² de área construída e será erguida em um terreno de 1.337 m², localizado na Rua Cristiano Seleguim, na entrada do Parque Residencial Indaiá, cedido pela Prefeitura de Indaiatuba pelo período de 20 anos (renováveis por outros 20). Segundo os termos da concessão, a instituição tem o prazo de um ano, contado a partir da data de assinatura (outubro de 2016), para iniciar a obra e outros doze meses para ter, pelo menos, 100 metros quadrados construídos.
Segundo a autora do projeto e voluntária da instituição, Barbara Corsetti Fantelli, “a maioria das pessoas que procuram a Volacc se encontram em um momento de pressão, quando não de tristeza; assim, busquei criar, por meio da cobertura, uma forma orgânica, para que as pessoas possam se sentir acolhidas. Isso se completa com a criação da Praça da Vida, uma área de convívio bem em frente ao prédio que permitirá que não apenas os assistidos, mas também os voluntários – e mesmo, os passantes – possam usufruir desta área de sombra e repouso, pois a ideia é que a edificação não atenda somente aos assistidos, mas também à comunidade em geral e, principalmente, os voluntários. Os voluntários são a alma da Volacc e uma das razões mais fortes para o respeito e a solidariedade que a instituição recebe da sociedade”.
Após a apresentação, Barbara ofereceu a palavra a todos os presentes de forma a avaliar se as características do projeto atendem às necessidades operacionais de cada departamento da entidade. Poucas observações foram feitas e a forma final deve ser apresentada até o final de abril. Segundo o presidente da Volacc, Silvio Oliveira, as obras devem ser iniciadas, ainda este semestre, provavelmente em maio ou junho. “As autoridades municipais estão sendo bastante receptivas para com o projeto. Tanto o secretário da Família e Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan, quanto o de Planejamento Urbano e Engenharia, Rubens Eduardo Pereira Oliveira Junior, já manifestaram seu apoio e prometeram considerar, dentro das possibilidades de suas pastas, buscar dar ainda mais agilidade na tramitação do projeto”.
Oliveira acrescentou ainda que, após a aprovação definitiva do projeto pelo Conselho Deliberativo da Volacc, será realizado um evento oficial de lançamento de modo a convocar a comunidade a participar desta empreitada e, também, agradecer e homenagear as tantas pessoas cujos esforços trouxeram a instituição a este momento.