Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Voluntários somam forças na construção de moradias de emergência em comunidade do Capão Redondo

São Paulo, por Kleber Patricio

Voluntários da Air Liquide participam da construção de moradias emergenciais na Comunidade Terra Prometida. Foto: divulgação.

Colaboradores voluntários do Comitê de Responsabilidade Social da Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, participaram de um mutirão para a construção de uma moradia na Comunidade Terra Prometida, na região do Capão Redondo, bairro da zona sul de São Paulo. A ação foi coordenada pela TETO Brasil, organização que mobiliza voluntários(as) para a construção de casas de emergência para famílias que residem em comunidades hipervulneráveis.

Os voluntários da Air Liquide se revezaram em grupos de 10 participantes ao longo dos três finais de semana do mês de julho nos quais a ação foi realizada: no primeiro, foi feita a logística de entrega e organização dos materiais necessários à construção das moradias de emergência; no segundo, iniciou-se o levantamento da estrutura a partir do piso, paredes, janelas e telhado e, no último, foram feitos o acabamento, pintura e entrega da casa.

A moradia emergencial construída pelos voluntários(as) da Air Liquide Brasil faz parte de um projeto coordenado pela TETO, ONG que atua com famílias em situação de hipervulnerabilidade – que vivem em habitações sem uma infraestrutura mínima, com paredes feitas de lona e outros materiais não duráveis, sem banheiro e sem segurança. A partir do levantamento de dados dessas comunidades, são identificadas as famílias que necessitam mais urgentemente da moradia e tem início a etapa de orientação sobre como funciona a ação.

As famílias designadas para receberem as moradias também participam de sua construção, sendo responsáveis, por exemplo, por prepararem o espaço onde a nova habitação será erguida. As casas entregues pela TETO são feitas de madeira de pinus certificada pré-moldada, podendo ter de 15 m² a 18 m². Nesta ação no Capão Redondo foram construídas ao todo nove moradias emergenciais com a participação de aproximadamente 200 voluntários, tanto da Air Liquide quanto de outras empresas e organizações.

“Esta foi a primeira ação que realizamos com a TETO no Brasil, mas já havíamos participado de mobilizações semelhantes em outros países onde a Air Liquide está presente e onde a TETO também atua. Atingimos o objetivo de gerar impacto positivo para a sociedade e estimular o voluntariado entre nossos colaboradores por meio de diferentes iniciativas, com as quais cada um pode se identificar e aderir. O mais importante é mostrar como pode ser gratificante doar parte do seu tempo e habilidades em favor do bem-estar e da melhoria das condições de vida de outras pessoas”, explica Michelle Maximiano, diretora jurídica e presidente do Comitê de Responsabilidade Social da Air Liquide.

“Contar com empresas como a Air Liquide, que se envolvem no processo de construção como um todo, desde o financiamento até o processo de diagnóstico, logística e construção, é muito importante para que organizações do terceiro setor, como a TETO, ampliem seu impacto. Esse é o verdadeiro trabalho em rede que pode construir uma sociedade justa e sem pobreza”, afirma Stella Araújo, gerente nacional de Parcerias da TETO Brasil.

Sobre a TETO Brasil | A TETO Brasil atua desde 2006 pela superação da pobreza por meio da construção de moradias e projetos de infraestrutura nas favelas mais precárias do país. A ONG combina a ação do voluntariado jovem com a de moradores e moradoras de comunidades. Juntas e juntos expandem o acesso ao que é básico e urgente, como moradia, saneamento e saúde. Mais do que isso, promove a cada ação o desenvolvimento de cidadãs e cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. Quem constrói uma casa, horta, banheiro ou sede comunitária com a TETO aprende o poder do coletivo e sai dessa experiência com mais força para sonhar e realizar.

(Fonte: Agência PUB)