Em meio à crescente preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Indaiatuba ressalta a importância da adoção de medidas preventivas pela população. Uma das principais recomendações é a realização regular da limpeza da caixa d’água, indicada a cada seis meses.
A limpeza periódica da caixa d’água é essencial para evitar a reprodução do vetor dessas doenças, sendo uma medida eficaz na redução do risco de infestação pelo mosquito. Além disso, é enfatizada a necessidade de manter a caixa d’água sempre devidamente tampada, utilizando tela milimétrica como forma de impedir o acesso do Aedes aegypti.
Para orientações detalhadas sobre como realizar a limpeza da caixa d’água, os interessados podem acessar o link https://saae.sp.gov.br/limpeza-da-caixa-de-agua2/. Outras dicas importantes sobre o mosquito da dengue podem ser verificadas no site da Prefeitura de Indaiatuba: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/saude/vigilancia-em-saude/vigilancia-epidemiologica/dengue/.
O superintendente do Saae, Engenheiro Pedro Claudio Salla, destaca a relevância da conscientização e colaboração de toda a população nesse esforço de prevenção contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “Ações simples no dia a dia podem fazer a diferença na redução dos casos dessas doenças”, ressalta Salla. Para o superintendente da autarquia, chamar a atenção da população para a limpeza as caixas d’água e cisternas de prédios visa promover a conscientização e incentivar a adoção de medidas preventivas para proteger a saúde pública e combater a proliferação do Aedes aegypti no município.
(Fonte: Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Indaiatuba)