Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Ação Jovem terá segunda edição dia 29 no Ciaei

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Imagem de edição anterior do evento. Foto: Giuliano Miranda.

A Secretaria Municipal de Cultura realiza no dia 29 de setembro a segunda edição do projeto Ação Jovem no Ciaei. Serão realizadas 20 oficinas gratuitas com temas variados; entre elas, teatro, fotografia, edição de vídeo para smartphones, alimentação saudável, maquiagem e cabelo e defesa pessoal.

As inscrições devem ser realizadas no site da Prefeitura no período de 20 a 28 de setembro. Para se cadastrar nas oficinas, que terão em média duas horas de duração, é preciso ter no mínimo 13 anos de idade. Cada jovem poderá participar de uma oficina e deverá apresentar o RG no dia do evento.

A concentração será a partir das 7h30 e a abertura oficial está prevista para as 8h com a participação do comediante Renato Albani, com seu novo stand-up Alguém me explica o mundo. No espetáculo, o comediante apresenta seu ponto de vista peculiar e bem humorado sobre a evolução da vida e as suas consequências, as dificuldades e facilidades de morar sozinho, a diferença das pessoas com o passar dos anos e a hipocrisia de rir dos outros mas não rir de si mesmo.

OFICINAS

Fotografia – tem como objetivo apresentar aos jovens noções básicas de fotografia e composição de imagens para melhorar o conteúdo do material capturado por eles no dia a dia.

Prof. Du Turati – formado em Comunicação Social, especialista em Gestão de Conteúdos e redes sociais. Atuou como fotógrafo em vários veículos de comunicação da cidade. Hoje atua como produtor de conteúdo no setor de Comunicação Social da Guarda Civil de Indaiatuba (50 vagas).

Teatro – os jogos teatrais são aliados para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicossocial e têm a função de integrar e sociabilizar ideias, desenvolver também a parte indutiva e racional através de expressão de suas emoções.

Profª Natália Lopez – atriz profissional formada em teatro pelo Ceunsp/Salto. Atualmente trabalha como educadora teatral no Colégio Rodin. Colaboradora convidada: Alessandra Oliveira (60 vagas).

Preparação para o mercado de trabalho – A importância de estar preparado para o mercado de trabalho, com dicas de como elaborar um currículo, entrevistas e etiqueta profissional.

Profª Adriana Bussola Gimenes – tecnóloga em gestão de Recursos Humanos com 18 anos de experiência em administrar pessoas em treinamento e desenvolvimento pessoal no processo de recrutamento e seleção (60 vagas).

Oficina de carro robô com arduino, bluetooth e app – A oficina tem como objetivo desenvolver um carro robô que será controlado por um aplicativo de celular utilizando o bluetooth. Para isso, os inscritos aprenderão a ligar e desligar um LED e a controlar a potência de um motor de um carrinho; tudo isso utilizando o Arduino, um módulo bluetooth e um aplicativo de celular (Android).

Profº Reverton José de Paula – engenheiro de Computação (Unifei), mestrando em Engenharia Elétrica (Unicamp), MBA em Gestão Estratégica de Negócios (FAI), designer instrucional para EaD Virtual (Unifei), Big Data (MIT). Docente nas faculdades: FAI, Ceunsp, Fatec e especialista em Tecnologia da Informação na Prefeitura Municipal de Indaiatuba (40 vagas).

Make up and hair – tendências de cortes para 2018, como cuidar dos cabelos após procedimentos químicos, (alisamento, descoloração e coloração), terapia capilar e quais os benefícios para você que acredita no seu potencial.

Prof. Wesley Gomez Hair – designer e educador na rede pública e seus colaboradores Meire, diretora da Mary Kay, Geziane e Arlindo (60 vagas).

Alimentação saudável – nesta oficina, serão elaboradas receitas para uma alimentação saudável com o objetivo de desenvolver hábitos alimentares saudáveis para todas as idades e serão ofertadas dicas e um informativo do Ministério da Saúde com 10 passos para uma alimentação saudável.

Profª Valeria R. M. Cinquarolli – nutricionista responsável pelo serviço de nutrição e dietética do HAOC. Especialista em Nutrição e professora da FIEC (50 vagas).

Edição de vídeo para smartphones – técnicas de filmagem e equipamentos de edição no app Quik.

Prof. Léo Cruz – Formado em Marketing pela Faculdade Max Planck. Atua na produção de vídeos (videomaker) institucionais para as redes sociais da Prefeitura de Indaiatuba desde 2017.

Prof. Alex Jegorow – criador de conteúdo para a Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Indaiatuba, sócio proprietário do Basic Tapes (estúdio especializado em gravação de áudio, live session, videoclipes e vídeos institucionais).

Prof. Diego Mantovani Silva Dias – técnico em Sistema de Informação, produtor audiovisual e técnico de Hardware (40 vagas).

Consultoria de estilo e imagem pessoal – esta oficina apresenta dicas de moda, estilo, saúde e beleza. Além de ajudar na autoestima, as inscritas terão ainda dicas de como usar a imagem a seu favor.

Profª Carol Duarte – jornalista, assessora de comunicação, consultora de estilo e imagem pessoal e digital influencer. Atua no mercado de Comunicação e Moda desde 2009, fazendo o trabalho de conectar marcas e pessoas (50 vagas).

Como se apresentar em público – a timidez sempre foi um desafio, mas o que ajuda a superar é, acima de tudo, acreditar no próprio potencial e colocar à prova qualidades e objetivos.

Prof. Mauricio Carvalho – especializado em inteligência emocional, liderança e fortalecimento mental. Hoje ensina gestores a crescer na carreira e a desenvolver equipes, assim como atletas a se fortalecerem mentalmente (200 vagas).

Taiko – Grandes Tambores – É uma atividade artística originária da cultura japonesa que agrega arte, cultura e esporte, com a valorização da amizade e o trabalho em equipe.

Equipe Acenbi (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) – Lucas Nakamura, Bruna Nakamura, Fernanda Takahashi e Lucas Fujii (50 vagas).

Jiu Jitsu – defesa pessoal – É uma excelente ferramenta como defesa pessoal, auxiliando na melhora da força e resistência física.

Prof. André Calefo – faixa preta em Jiu Jitsu, formado em Educação Física, praticando há mais de 15 anos esta modalidade (50 vagas).

Modelo e Manequim – a oficina será focada na instrução básica sobre técnicas de passarela, postura e desenvoltura. Instruções sobre como andar, se comportar e posar para foto e vídeo.

Prof. Fernando Estevam – coordenador do concurso Miss e Mister Indaiatuba, ministra cursos de passarela para formação de modelos e coordena os desfiles da Indaiatuba Expo Noivas (50 vagas).

Controle postural na adolescência – Em longo prazo, a má postura pode gerar limitações funcionais. Nesta oficina iremos compreender melhor a relação entre postura e os fatores a ela relacionados favorecendo a informação e prevenção.

Prof.ª Dr.ª Cristiane Coelho Balesteiro – bióloga, fisioterapeuta, especialista em fisiologia de exercício pela Unifesp, especialista em aparelho locomotor no esporte, mestre em geriatria e gerontologia e doutora pela saúde pública (50 vagas).

Noções de mágica – oficina com uma proposta diferente e descontraída e com mágicas incríveis. Todos terão a oportunidade de aprender a fabricar as próprias mágicas com objetos que todos têm em casa.

Prof. Gustavo Cunha Pereira e Sidnei Fernando de Souza – com mais de 10 anos de parceria, a dupla de mágico possui um repertório completamente maluco, engraçado e totalmente diferenciado de tudo o que já se viu. Com mais de 1000 shows, os mágicos ilusionistas Gustavo e Fernando já foram protagonistas de vários programas de TV aberta (50 vagas).

Desenhos – entendendo e desenhando – a oficina é destinada a jovens que se interessam pelo mundo do desenho. Os participantes irão conversar e fazer exercícios para entender objetos, formas e como representá-las com ferramentas básicas.

Prof. Felipe Longhini – Professor de Desenhos e Designer, formado pela Facamp em Design (40 vagas).

Robótica – evolução da robótica, com exibição das participantes da FIEC no Fórum Mundial no Japão. Apresentação e explicação do funcionamento do Homem de Ferro. Montagem de parte de um robô. Na área de usinagem industrial haverá a demonstração da usinagem de um martelo de bola.

Prof. Lucas Mariano Konishi – técnico em Eletroeletrônica, em Mecânica Industrial e Bacharel em Engenharia Elétrica. Pós Graduado (MBA) Gestão e estratégia Empresarial.

Prof. Antonio Ociamo Minioli – formado em Mecânica Geral pela Escola Senai, formação técnica com licenciatura parcial em Desenho Técnico e projetos de máquina e ferramentas, Técnico em eletroeletrônica pela FIEC. Cursando o 6º semestre de Tecnólogo e Mecatrônica Industrial (Fatec).

Prof. Victor Lopes da Silva – formado em Usinagem, Desenho Técnico, Torno Fresa, Retífica e Auto Cad (Senai). Mecânica (FIEC), Curso Projeto de Máquinas (Protec), Engenharia de Produção Mecânica (Ceunsp) – 50 vagas.

Oficina de robótica e game com scratch for Arduino – Na oficina serão introduzidos alguns conceitos de games (objeto, cenário, movimentos e colisões) e de robótica. Para isso, serão desenvolvidos games com interação com o mundo físico utilizando sensores (Ultrassônico-Distância) e atuadores (LEDs e Buzzer-Sirene), controlados por Arduino e o Scratch for Arduino.

Prof. Wellington Roque – engenheiro da Computação, com Mestrado e Doutorado na Faculdade de Engenharia Elétrica, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2008 e 2012, ambos na Área de Eletrônica, Instrumentação e Automação. Docente na Fatec no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores (40 vagas).

Orientação vocacional – esta oficina irá colaborar fazendo uma palestra sobre a importância do autoconhecimento para construção e gestão da carreira, com aplicação de um teste sobre as âncoras de carreira.

Prof.ª Adriana Bisterzo – graduada em Processamento de Dados pela Fatec, Pós-Graduação em Recursos Humanos pela FAAP, Formação em Coaching com PNL pela ICC (International Coaching Community) e Coaching Ontológico pelo Instituto Appana. Master em Programação Neurolinguística (Iluminatta Brasil) – 40 vagas.

Futuro promissor – carreiras – a oficina tem como objetivo discutir as transformações no mundo do trabalho na atualidade e o impacto desse processo na vida dos jovens. Será utilizada metodologia ativa e abordagens sobre trabalho colaborativo através de vídeos, músicas e dinâmica de grupos.

Prof. Dr. Marcos Roberto Mesquita – consultor de carreira e professor. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Ganhador do Prêmio Juventude (CNPq e Secretaria Nacional de Juventude) 2006 (40 vagas).

Oficina de xadrez – o Xadrez ajuda a formar e desenvolver as relações interpessoais equilibradas, construtivas e esportivas, além de desenvolver o raciocínio lógico e a atenção. A oficina mostrará o atual panorama do Xadrez, na cidade, no Brasil e no mundo e convidará a todos para uma partida lúdica com tabuleiro gigante e uma partida simultânea com os melhores jogadores jovens formado na cidade.

Prof. Evans Fritsch – formado em Educação Física, com Pós Graduação em Gestão Educacional e metodologia do ensino de linguagem-língua portuguesa, arte e educação física e em jogos e estratégia e integração de novas modalidades de ensino. Professor da Rede Municipal de Indaiatuba, árbitro de xadrez da PFX e CBX, além de atuar como técnico da Equipe de Xadrez da cidade.

Colaboradores: Gabriel Robert Pereira da Silva, Kauna Aguiar Teixeira e Jeferson Dionísio Gomes (40 vagas).