Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Alegre sua vida: adote um pet

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Eliandro Figueira.

O Centro de Reabilitação de Animais (CRA) de Indaiatuba mantém um serviço de doação de cães e gatos. Os interessados em fazer a adoção responsável de um pet devem procurar o serviço de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, para dar início ao processo.  Algumas imagens e informações sobre adoção podem ser acessadas no site da Prefeitura – https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/reabilitacao-animal/adocao-de-animais/. Este ano, foram doados 17 cães e dois gatos. Cerca de 80 cães e 50 gatos ainda estão no CRA à espera de um novo lar.

O veterinário responsável pelo Centro de Reabilitação, Adriano Mayoral, explica que toda doação acontece mediante entrevista e visitas na residência das famílias para verificar as condições de receber o animal. “A Associação de Proteção aos Animais de Indaiatuba (Aprai) nos ajuda nesse trabalho de vistoria nas residências. Seguimos esse procedimento com cuidado para evitarmos futuros abandonos”, explica.

Todos os animais, filhotes e adultos, disponíveis para a adoção são castrados, vacinados e microchipados com informações e identificação do proprietário. Depois de escolher o animal, a primeira etapa para a adoção é apresentar o documento de Identidade (RG) e um comprovante de endereço, além de preencher uma ficha padrão. “O processo é simples, mas a pessoa interessada em levar um novo amigo para casa precisa entender que a adoção exige responsabilidade”, reforçou o veterinário.

O Centro de Reabilitação Animal é um serviço oferecido pela Prefeitura desde 2009 com a proposta de proteger a vida animal e a saúde pública. São apreendidos e recolhidos às dependências do CRA os animais soltos nas vias e logradouros públicos que apresentam riscos à população ou que estejam em sofrimento; animais submetidos a maus tratos por seu proprietário; suspeitos de raiva ou outras zoonoses e animais mantidos em condições inadequadas devido ao alojamento. Após avaliação clínica, os animais recolhidos são encaminhados para doação quando não são resgatados pelo proprietário. O serviço também oferece castração gratuita de cães e gatos dos moradores do município.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3936-2782 e 3894-1593.