O atleta Armando Camargo Filho, o ‘Piá’, da equipe da Secretaria de Esportes de Indaiatuba, foi convocado para ser o técnico da Seleção Brasileira no Mundial de Paraciclismo de Pista, que será realizado de 18 a 25 de março no Velódromo Olímpico do Rio. Além de um crescimento técnico do grupo, que passou uma temporada treinando e fazendo avaliações no Velódromo de Indaiatuba, a equipe será a maior delegação do Brasil na história de um Mundial da categoria – com nove paratletas e dois pilotos da categoria Tandem (que não possuem deficiência), o Brasil contará com referências no paraciclismo, como o medalhista paralímpico Lauro Chaman e o campeão parapan-americano Soelito Gohr. Mas o objetivo é buscar medalhas em outras classes e provas.
Ao todo, serão 11 competidores: Marcelo Lemos Andrade (Tandem) e Marcos Novello (Piloto), Carlos Alberto Soares (Classe C1), Victor Louise Herling (Classe C2), Fábio Sciarra Lucato (Classe C3), Johnatan Mineiro Santos (Classe C5), Lauro Cesar Chaman (Classe C5), Soelito Gohr (Classe C5), Marcia Fanhani (Classe B – Tandem) e Taise Benato (Piloto) e Telma Aparecida Bueno (Classe C5).
O Mundial é composto por três provas em cada umas das categorias – Tandem (para cegos), C1, C2, C3, C4 e C5 (para pessoas com deficiências físico-motoras e amputados) tanto no masculino quanto no feminino; além disso, há uma prova de Sprint com equipes mistas. Destaques na modalidade, Austrália, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Espanha, Rússia e Bélgica estão confirmados na competição.
Mundial
O Mundial do Rio, o primeiro da modalidade a ser disputado no Brasil, ganha ainda mais importância por ser a primeira grande competição a contar pontos para o ranking que selecionará os participantes dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. O paraciclismo é o terceiro esporte no ranking dos que mais dão medalhas em Jogos Paralímpicos, atrás apenas do atletismo e da natação.
O Mundial de Paraciclismo de Pista é uma realização da CBC, com suporte da Agência de Legado Olímpico (AGLO), do Ministério do Esporte e do Comitê Paralímpico Brasileiro.