Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Atletas da APC conquistam nove medalhas de ouro na Final do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação

Campinas, por Kleber Patricio

Divulgação.

Na última semana (26 a 29 de outubro) aconteceu a Fase Final do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação, em São Paulo, a principal competição brasileira voltada para atletas com deficiência. A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) conquistou 14 medalhas: 9 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze, o melhor resultado da equipe no calendário de competições.

Edênia Garcia, Italo Gomes Pereira e Nicholas Kalaf foram os destaques da competição. Edênia levou o ouro nas provas 50 m costas, 50 m livres e 100 m livres. Italo Gomes conquistou o primeiro lugar nas provas 50 m livre, 100 m livre e 100 m costas. Já Nicholas conquistou dois ouros nas provas 50 m livres e 100 m livres. O último ouro veio da atleta Macarena Gutierrez nos 100 m peito, que também levou para casa duas pratas, nos 50 m e 100 m livres.

“A III etapa do Circuito Nacional de Natação foi de grandes resultados para a APC. Nesta etapa foram conquistadas seis melhores marcas pessoais e um recorde brasileiro alcançado pelo atleta Italo Gomes na prova do 50 m nado livre, classe S7. Além disto, a APC atingiu nesta etapa seu melhor resultado quanto ao número de medalhas alcançadas. Esta etapa foi planejada como a competição alvo do ano de 2017 e atingiu as metas propostas”, comentou o treinador da equipe, Ricardo Gazzaneo.

Ao todo, a APC levou oito atletas para a fase final do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação. Competiram também Taís Bobato, que levou a prata nos 100 m borboleta; Gisele do Nascimento Pacheco, prata nos 100 m peito; Matheus Alves, bronze nos 100 m borboleta e João Paulo Santos, sétimo lugar nas provas dos 100 m costas e 400 m livres.

Centro de Treinamento Paraolímpico – Natação Fase II

Os atletas que participaram da última fase do campeonato compõem a equipe do Centro de Treinamento Paraolímpico – Natação Fase II, um projeto realizado pela APC através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com o patrocínio das empresas Cateno, Grupo Bauminas e Perfetti van Melle apoio do SESI e da Prefeitura Municipal de Campinas.

O projeto tem por objetivo dar continuidade às ações do Natação Fase I, com a manutenção do Centro de Treinamento Paraolímpico, que tem suas atividades desenvolvidas nas dependências do Centro Esportivo de Alto Rendimento – CEAR e do SESI/Campinas unidade Santos Dumont. Na Fase II serão contemplados 10 atletas de nível internacional, nacional e regional, oferecendo a todos condições de treinamento com ótima infraestrutura esportiva, equipe multidisciplinar e participação em competições regionais e nacionais, além do pagamento de bolsa auxilio. O projeto tem como embaixador o multi campeão Clodoaldo Silva.

Sobre a APC

A Associação Paraolímpica de Campinas (APC) é uma entidade não governamental sem fins lucrativos com sede no município de Campinas (SP), que busca através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social. Fundada em maio de 2007, a APC congrega pessoas com diferentes graus e tipos de deficiência, sendo os atendimentos realizados por profissionais com vasta experiência no desenvolvimento de atividades voltadas para este segmento.