O serviço de transporte coletivo em Indaiatuba passará a ser operado pelo Grupo VB a partir do próximo sábado, dia 1º de outubro. A empresa, que tem sede em Campinas e foi fundada em 1927, sendo hoje uma das mais tradicionais do setor, adquiriu a Viação Indaiatubana e se comprometeu com a Prefeitura Municipal a implementar medidas imediatas de melhorias solicitadas pela população. Entre as providências, está a substituição nos próximos 30 dias de nove ônibus com ano de fabricação 2007, que, conforme o contrato de concessão, estão com a idade média exigida (de até cinco anos) ultrapassada, o que acarretou em multas aplicadas pela administração. Em complemento, a VB irá investir cerca de R$6 milhões na aquisição de 20 ônibus zero quilômetro, todos com elevadores para pessoas com deficiência e motores com baixa emissão de resíduos, para renovação da frota em até 120 dias. A transação comercial entre as empresas não acarretará em mudanças na tarifa ou no quadro atual de funcionários. As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada nesta quinta (29) no Paço Municipal com a presença do prefeito em exercício Antônio Carlos Pinheiro, do diretor presidente do Grupo VB Belarmino da Ascenção Marta, do diretor do Departamento de Transporte Coletivo da Secretaria Municipal de Administração Silvio Roberto Lima e do diretor de Comunicação do Grupo VB Paulo Barddal. Atualmente, a cidade conta com 62 veículos circulando em 26 linhas.
“O transporte coletivo público de qualidade é um direito da população e sabemos que a melhoria do serviço prestado já era uma demanda da Prefeitura Municipal junto à empresa concessionária”, disse na coletiva o prefeito em exercício, Antônio Carlos Pinheiro. “É fato também que a Viação Indaiatubana apresentava dificuldades em atender às exigências previstas em contrato. Assim, esperamos que, com a chegada do Grupo VB a esta operação, todas as cláusulas do contrato sejam rigorosamente cumpridas e que o transporte coletivo tenha efetivamente a qualidade exigida pela administração municipal do concessionário visando a satisfação dos usuários. Estas medidas nos próximos 120 dias têm como objetivo sanar problemas que já deveriam ter sido solucionados, mas estamos concluindo nosso plano de mobilidade e certamente após este período a Prefeitura e a empresa analisarão outras alterações necessárias para que a estrutura de transporte realmente acompanhe o progresso da cidade”, completou.
“Estamos muito satisfeitos de assumir a operação do serviço em uma cidade maravilhosa como Indaiatuba. Temos muita experiência no setor e temos certeza de que poderemos oferecer um atendimento de maior qualidade à população. É o compromisso que assumimos junto ao prefeito”, destacou na ocasião o diretor presidente do Grupo VB, Belarmino da Ascenção Marta. “Nosso objetivo é mudar para melhor; estamos fazendo investimentos e nossa meta é trabalhar com uma frota com idade média de, no máximo, três anos. Também quero aqui assegurar que não teremos mudanças no quadro de funcionários; pelo contrário, queremos que essa equipe nos auxilie nas providências que devem ser tomadas, sempre visando melhorias”, finalizou.