O Departamento de Trânsito (Demutran) da Secretaria de Obras e Vias Públicas, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, iniciou no dia (18/9 as atividades de rua programadas para a Semana Nacional do Trânsito. Os condutores de veículos que passaram pelo cruzamento das avenidas Engenheiro Fábio Roberto Barnabé e Fábio Ferraz Bicudo foram surpreendidos pela performance de um ator cometendo imprudências, acompanhado por bonecos da ‘morte’. O objetivo é alertar para os perigos de acidentes por imprudência dos motoristas. O agente Transitolino também está nas abordagens de rua, mas de uma forma mais suave. As ações nos cruzamentos acontecem das 16 às 18h.
Durante toda a semana, um ator, os bonecos e agentes de trânsito estarão nos principais cruzamentos da cidade para alertar sobre os riscos de dirigir alcoolizado, usar celular no volante, não usar cinto de segurança e dirigir acima da velocidade permitida para a via. Os locais do trabalho foram definidos pela análise do “mapa de calor”, que indica os pontos da cidade onde a concentração de veículos – e, consequentemente, o risco de acidentes – é maior.
Em Indaiatuba, a agenda da Semana Nacional do Trânsito também inclui palestras do Demutran em empresas da cidade com dicas de prevenção para motoristas, pedestres e ciclistas, para que todos saibam observar e respeitar os aspectos que envolvem um trânsito seguro. Peças publicitárias sobre o tema são veiculadas nas redes sociais da Prefeitura e outdoors distribuídos pela cidade.
A Semana Nacional do Trânsito, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro. A data foi criada para que órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito intensifiquem as atividades de educação, fiscalização e engenharia para trabalhar na construção de um trânsito mais seguro. O tema “No trânsito, escolha a vida” é a mensagem presente nas campanhas educativas deste ano com o intuito de mobilizar a sociedade para criar uma cultura de segurança no trânsito mais consistente.
(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)