Pelo sétimo ano consecutivo, o Parque Ecológico se encheu de cores na manhã de domingo para chamar a atenção das pessoas sobre a luta em prol dos animais. A Caminhada pelos Bons Tratos aos Animais este ano reuniu um público de mais de 1.500 pessoas. O evento é promovido por voluntários protetores de animais com o apoio da Prefeitura.
Além da oportunidade de difundir a causa da proteção animal e confraternizar com outras pessoas que a apoiam – muitas delas com seus pets –, os participantes tiveram uma boa notícia: durante a caminhada, o prefeito Nilson Alcides Gaspar (MDB) anunciou que a Administração Municipal está fazendo um estudo para a prestação de um serviço de atendimento emergencial aos animais de rua que estiverem doentes ou machucados. “Esse é um projeto que beneficiará os animais abandonados em Indaiatuba, com uma assistência modelo para cuidados especiais”, explicou Gaspar.
Na avaliação do cabeleireiro Carlos Roberto Beggo, um dos idealizadores do evento, ao lado da médica veterinária Franciela Luque, a caminhada vem atingindo seu objetivo, que é o de sensibilizar as pessoas e autoridades sobre a causa dos animais em geral. “Foi muito positivo, ainda mais que o Gaspar anunciou que em breve teremos novidades sobre atendimento emergencial a animais de rua”, comemorou.
Este ano, a camiseta foi um brinde para as pessoas que fizeram a doação de R$20,00. Como já é costume, todo o dinheiro arrecadado será revertido ao pagamento de dívidas das ONGs (Organizações não Governamentais) protetoras de animais e também para a compra de ração para cães e gatos.
Resultados
A parceria de voluntários defensores de animais com a Administração Municipal tem garantido importantes conquistas nos serviços de proteção. Hoje, o Centro de Reabilitação Animal, que é mantido pela Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente, oferece serviço gratuito de castração de animais atendidos pelas entidades e também trabalha para a doação de animais abandonados que são recolhidos e tratados no local. A aprovação da Lei que proíbe a soltura de fogos na cidade também é resultado da parceria com a Prefeitura e com a Câmara Municipal. Outra conquista importante foi a criação do Compda – Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Indaiatuba, em 2012.
Outras parcerias com entidades de proteção animal resultaram em concessão de áreas pertencentes ao município para a construção de suas sedes, caso da UPAR (União protetora dos Animais de Rua) e da Anjos de Quatro Patas.
A Faculdade Max Planck foi uma das parceiras do evento.