O setor imobiliário passou por profundas transformações nas últimas décadas, com mudanças nas relações de consumo, no Direito Civil e no Processo Civil que influíram no mercado imobiliário, nas áreas de vendas, locação, corretagem, administração de condomínios e relações entre condôminos, entre outros. Todas essas mudanças exigem profissionais cada vez mais preparados e atualizados para os novos desafios.
De olho na preparação e atualização de toda a cadeia, a Habicamp – Associação das Empresas do Setor Imobiliário da Região de Campinas – e a faculdade DeVry Metrocamp acabam de assinar uma parceria, para lançamento de uma pós-graduação em Direito Imobiliário, com início na primeira quinzena de março.
A DeVry Metrocamp possui larga experiência em cursos da graduação e pós em inúmeras em áreas de conhecimento, além de ter nota máxima em cursos na avaliação do Ministério da Educação, sendo considerada atualmente a melhor faculdade de Campinas pelo IGC, o principal indicador de qualidade acadêmica do MEC. Mesmo com atuação em setores diretamente ligados ao setor da construção civil, como Engenharia, Tecnologia e Direito, a instituição viu a necessidade de lançar uma pós especificamente direcionada aos profissionais que atuam no setor imobiliário.
Segundo a advogada Cristina Benassi, coordenadora dos cursos de pós-graduação em Direito da DeDry Metrocamp, profissionais da advocacia e de outras áreas diretamente ligadas ao setor imobiliário se distanciaram das profundas mudanças e questões polêmicas que ocorreram nas legislações que regem o segmento ao longo das últimas duas décadas. “Diante desse cenário, decidimos criar uma pós em direito imobiliário, com o objetivo de agregar conhecimento aos atuais e futuros profissionais, com conteúdos práticos e atualizados”, explica Cristina.
E o caminho para viabilizar esse curso seria uma parceria com empresas e entidades, como acabou ocorrendo com a Habicamp, com mais de 30 anos de experiência e forte atuação no setor regional. A escolha da Habicamp como parceira, além da experiência e credibilidade, também ocorreu pela qualificação de seus associados. “Buscamos a parceria da Habicamp para ter acesso aos profissionais que atuam neste setor, inclusive como parte de nosso corpo docente”, acrescenta a coordenadora dos cursos de pós-graduação da instituição.
A pós-graduação em Direito Imobiliário será dividida em dez módulos, com duração de 12 meses. Poderão participar advogados, corretores, profissionais liberais de varias áreas de atuação, síndicos e pessoas que tenham qualquer relação no campo imobiliário, como os proprietários de imóveis, locatários ou corretores.
O curso custará em torno de R$600,00 mensais. Associados da Habicamp, além de funcionários, familiares e empresas conveniadas terão descontos de 20% nas mensalidades da pós.
Painel dá inicio à parceria
Para marcar o lançamento da Pós-Graduação e da parceria, a Habicamp e DeVry Metrocamp promoverão no próximo dia 31 de janeiro, a partir das 19h, no auditório da instituição de ensino, o painel Direitos Imobiliários – Temas Polêmicos. Serão abordados e debatidos três temas no decorrer de três horas. O advogado, professor universitário e pós-graduado em gestão de pequenas e médias empresas e em direito imobiliário Washigton Perozin vai abordar o tema A função econômica do contrato de locação de imóveis urbanos. O advogado Carlos Ribeiro, vice-presidente Jurídico da Habicamp, falará sobre Exceção à Impenhorabilidade na alienação fiduciária – efeitos práticos. E, fechando a noite, o advogado, economista e professor universitário Marcos Antônio Benassi abordará Condomínio edifício e loteamento fechado, conflitos e soluções. O painel terá como mediador o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho e, como debatedor, o presidente da Fundação José Roberto de Oliveira (mata de Santa Genebra) e ex-presidente da Habicamp, Sinval Dorigon.
A inscrições são gratuitas, limitadas a 350 participantes, e poderão ser feitas pelo link https://www.devrybrasil.edu.br/metrocamp/evento/painel-de-direito-imobiliario.