A equipe do CRA – Centro de Reabilitação Animal da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Indaiatuba resgatou, na manhã de terça-feira (28) um cachorro do mato que foi atropelado na Estrada General Motors. O animal ferido recebeu os primeiros socorros dos veterinários de plantão e foi encaminhado para a Associação Mata Ciliar, onde será tratado e reabilitado para depois ser solto novamente em áreas de mata. A ação integra o plano de trabalho do PMVA – Programa Município VerdeAzul no que se refere à proteção e preservação da fauna silvestre.
O veterinário do CRA Adriano Mayoral explicou que é muito comum o atropelamento de animais silvestres nesta via e que o Compda (Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal), em parceria com a Prefeitura, providenciará a instalação de placas no local com o objetivo de orientar os motoristas a ficarem atentos para evitar acidentes com animais na pista.
O cachorro do mato foi resgatado após a equipe de fiscais do Departamento de Meio Ambiente encontrar o animal ferido na pista durante uma vistoria na região. Trata-se de uma fêmea e, apesar de apresentar algumas lesões, não corre risco de morte.
Para oferecer os cuidados necessários de proteção à fauna silvestre, a Prefeitura de Indaiatuba mantém convênio com a Associação Mata Ciliar desde 2015. A população pode colaborar com esse trabalho quando encontrar um animal silvestre ferido comunicando à Prefeitura por meio da Secretaria de Serviços Urbanos ou Defesa Civil e também por meio do Corpo de Bombeiros. A comunicação pode ser feita pelos telefones (19) 3936-2782, 3894-1593 ou 153. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.
(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)