O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Indaiatuba (CMDI), órgão ligado à Secretaria da Família e do Bem Estar Social do município, realiza dia 18 de maio, das 13h30 às 16h, no Auditório da Prefeitura (Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800, Jardim Esplanada II), o I Fórum de Direção Segura e Envelhecimento. O evento será aberto para profissionais de saúde, estudantes, familiares, grupos de 3ª idade e pessoas que se interessem pelo tema e é resultado de uma parceria entre o CMDI e a sub-regional de Indaiatuba da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).
O presidente do CMDI, Ricardo Bueno Reis, ressaltou que o Fórum quer informar aos participantes até quando é possível dirigir. “No Brasil, legalmente não há idade máxima para uma pessoa continuar dirigindo um carro. Vamos abordar as mudanças que a idade traz ao corpo, quais são os critérios e como a família pode ajudar o idoso neste processo, como a família pode perceber que o idoso não é mais capaz de dirigir e o que fazer”.
A primeira palestra abordará a Fisiologia do Envelhecimento e será ministrada pela médica geriatra e presidente científica da ABRAz Sub-regional de Indaiatuba, Dra. Celene Queiroz Pinheiro de Oliveira.
O segundo tema será Critérios de Avaliação para Renovação da CNH, com a diretora técnica II da Ciretran Indaiatuba, Maria Imaculada Andrade.
Haverá ainda a palestra Impactos do Parar de Dirigir, com o psicólogo Giovanni Vendramini Alves e a palestra Reabilitação e Adaptação, com a fisioterapeuta Eliana Carvalho.
O diretor presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurélio Ramalho, também participará do evento como convidado. O ONSV é uma instituição social sem fins lucrativos dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índice de acidentes no trânsito do país. Preocupado com os dados alarmantes divulgados anualmente, um grupo de profissionais multidisciplinares decidiu reunir todo o seu conhecimento, experiência e motivação em um único projeto grandioso e desafiador: mobilizar a sociedade em prol de um trânsito mais seguro.
O Observatório atua como um órgão de inteligência que, por meio de educação, pesquisa, planejamento e informação, promove e executa os subsídios técnicos necessários ao convívio harmônico entre pessoas, veículos e vias.
CMDI
O CMDI é um órgão normativo e deliberativo na formulação e no controle da execução da política municipal de atendimento ao idoso. Trata de assuntos que dizem respeito aos direitos, à qualidade de vida e acesso aos bens e serviços preceituados pelo Estatuto do Idoso; por outro lado, busca a resolução de conflitos familiares onde o idoso é vitimizado por maus tratos ou negligência e atua junto com o Poder Público no controle e fiscalização das instituições que abrigam idosos.
Abraz
A sub-regional de Indaiatuba da Abraz foi fundada em 2004 e desde então atua no apoio e suporte de familiares e cuidadores de idosos com demências. As palestras informativas são realizadas toda primeira segunda-feira do mês e ministradas por profissionais respeitados em suas especialidades. Saiba mais em: facebook.com/abrazindaiatuba.