Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Com trilhas de empreendedorismo e fábrica de brinquedos, Instituto Jatobás anuncia programação mensal gratuita e para todas as idades

São Paulo, por Kleber Patricio

Instituto promove atividade de socialização entre idosos e abre edital de inscrições para artistas e oficineiros. Foto: Victor Florence/Acervo Jatobás.

O Instituto Jatobás, organização da sociedade civil dedicada ao desenvolvimento socioeconômico e cultural, apresenta a programação de agosto do Galpão Jatobás, localizado na Água Espraiada, zona sul de São Paulo. Mesmo com o fim das férias escolares, o Galpão oferece uma agenda cultural diversificada e gratuita para todas as idades — de crianças, adolescentes, adultos a idosos.

Neste mês, como parte da programação fixa do Galpão, as aulas de dança funcional acontecem às quartas e sextas-feiras, das 19h às 20h. A atividade combina movimentos de dança com exercícios funcionais para melhorar força, flexibilidade, coordenação e resistência, além de promover o bem-estar mental. Às terças e quintas-feiras, também das 19h às 20h, o Galpão oferece aulas de karatê para todas as idades e níveis. Durante as aulas, os alunos podem desenvolver disciplina e autodefesa. Ambas as atividades são gratuitas e a participação requer inscrição via formulário online.

Inicia, em agosto, a segunda edição do programa Jovens Criativos, realizado pelo Instituto Jatobás com o apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Fumcad). O projeto é destinado a adolescentes de 14 a 17 anos da Água Espraiada, zona sul da capital paulista. A partir do dia 17, os jovens participarão de uma trilha de empreendedorismo criativo, conhecendo novas profissões, o mercado de trabalho e participando de palestras e atividades em família. O projeto inclui trilhas formativas focadas em acolhimento socioemocional, capacitação técnica e conexão com o mercado, com cursos oferecidos por profissionais experientes. As inscrições também podem ser feitas via formulário online.

Dentro da Biblioteca Comunitária Fátima Viana, a programação especial de agosto inclui a oficina Fábrica de Brinquedos, destinada a crianças de 7 a 14 anos, nos dias 10 e 17 de agosto, das 10h às 12h. As crianças serão estimuladas a usar sua criatividade e imaginação ao fabricar seus próprios brinquedos. Já no dia 24 de agosto, o Galpão realiza uma oficina do jogo de tabuleiro Trilhas Urbanas, com dois horários previstos: das 10h às 12h e das 13h30 às 16h30. O jogo desperta o pensamento crítico e a colaboração em um ambiente educativo. As inscrições para as duas atividades devem ser feitas na Biblioteca, sendo necessária a participação no Programa Sócio Leitor.

Além disso, em parceria com a Unidade Básica de Saúde Jardim Aeroporto, às quartas-feiras, das 13h às 14h, o Grupo de Idosos é recebido na biblioteca em exercícios lúdicos para socialização, incluindo a realização de peças simples de artesanato. Já às sextas-feiras, das 9h às 10h e das 14h às 15h, acontece a Contação de História, exclusivo para suas crianças e adolescentes atendidos por organizações e escolas do território. O projeto tem o Centro para Crianças e Adolescentes Dom Bosco como parceiro. As duas atividades acontecem no espaço da Biblioteca Comunitária Fátima Viana.

Confira a programação completa do Galpão Jatobás em agosto:

Galpão Jatobás

Programação Fixa

Aula de Dança Funcional

Data: às quartas e sextas-feiras | Horário: das 19h às 20h

Inscrições.

Aula de Karatê

Data: às terças e quintas-feiras | Horário: das 19h às 20h

Inscrições.

Atividades Galpão

Programa Jovens Criativos

Inscrições abertas: formulário online

Data: 17 de agosto | Horário: das 14h às 17h

Duração: 3 meses

Onde: Galpão Jatobás – R. Estevão Baião, 149 – Vila Congonhas

Vagas: 30 inscrições

Público: Jovens de 14 a 17 anos e 11 meses.

Biblioteca Comunitária Fátima Viana

Oficina Fábrica de Brinquedos

Descrição: Inspirada no livro de Ricardo Girotto, a atividade é destinada a crianças de 7 a 14 anos. A atividade promove a criatividade e a imaginação ao incentivar os participantes a criarem seus próprios brinquedos artesanais. É uma oportunidade para explorar e desenvolver habilidades manuais de forma interativa e divertida

Data: aos sábados (10 e 17 de agosto) | Horário: 10h às 12h

Inscrições: Inscrições via formulário online ou presencialmente na Biblioteca. Para fazer a inscrição é preciso fazer parte do Programa Sócio Leitor.

Jogos de Tabuleiro — Trilhas Urbanas

Descrição: O jogo Trilhas Urbanas estimula os participantes a explorar e resolver desafios urbanos, estimulando o pensamento crítico e a colaboração, enquanto mergulham em um universo lúdico e educativo. É uma excelente oportunidade para aprender brincando e interagir com amigos em um ambiente dinâmico e criativo

Data: sábado, 24 de agosto | Horário: 10h às 12h/13h30 às 16h30

Inscrições: Inscrições via formulário online ou presencialmente na Biblioteca. Para fazer a inscrição é preciso fazer parte do Programa Sócio Leitor.

Atividades Regulares

Grupo de Idosos — parceria com a UBS Jd. Aeroporto

Data: quartas-feiras | Horário: das 13h às 14h

Inscrições: Participação livre — Sem necessidade de cadastro.

Contação de História — parceria com o CCA Dom Bosco

Data: sextas-feiras | Horário: das 9h às 10h/das 14h às 15h

Participação: Atividade não aberta ao público.

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h. Aos sábados, das 10h às 17h, domingos e feriados, o espaço abre de acordo com a programação no Galpão ou Biblioteca

Local: Rua Estevão Baião, n°149, Água Espraiada, zona sul de São Paulo – SP

Para mais informações sobre atividades e acesso ao equipamento @galpao.jatobas.

Instituto Jatobás | Com 19 anos de existência, o Instituto Jatobás é uma instituição dedicada a promover o acesso à cultura e desenvolver programas voltados para a geração de renda e capacitação para o mercado de trabalho. Através de suas iniciativas, o Instituto fornece aos participantes as ferramentas necessárias e o conhecimento para serem protagonistas de suas vidas, capacitando-os para transformarem suas realidades. As trilhas formativas oferecidas pelo Instituto visam fortalecer a autoestima e desenvolver habilidades socioemocionais, especialmente importantes em contextos de vulnerabilidade social. Por meio dessas trilhas, os participantes são capacitados não apenas para obterem meios de subsistência, mas também para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, promovendo o crescimento pessoal e coletivo.

(Fonte: Com Leandro Matulja, Leticia Zioni e Guilherme Maia/Agência Lema)