Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Condutores brasileiros da Tocha Olímpica se reúnem em Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Carla Borges foi uma das condutoras da tocha olímpica em sua passagem por Indaiatuba, no dia 21 de julho de 2016. Fotos: divulgação/COI.

Todos os anos, condutores da Tocha Olímpica que passou pelo Brasil em 2016, ano em que nosso país sediou os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, se reúnem para celebrar este verdadeiro marco para todos os atletas. Em 2024, o 8º Encontro Nacional dos Condutores da Tocha Olímpica acontece entre os dias 11 a 14 de janeiro em Indaiatuba, com diversas atividades, algumas delas abertas à população. O evento conta com apoio da Prefeitura de Indaiatuba.

“Conduzir a Tocha Olímpica foi um momento especial na minha vida esportiva, como educador físico e atleta amador. Foi uma enorme satisfação conduzir o fogo sagrado. Desde então, passamos a organizar o Encontro dos Condutores da Tocha Olímpica”, destaca Clever Machado, presidente da ANCTO – Associação Nacional dos Condutores da Tocha Olímpica. A primeira edição aconteceu em 2017 em Cariacica, no Espírito Santo.

“Agora estamos nos preparando para a oitava edição, que acontece em Indaiatuba. Convido a todos para participar e manter a chama olímpica acesa”, ressalta Clever. “O foco é manter a chama olímpica acesa. Dentro do evento temos uma programação extensa e procuramos sempre realizar uma ação social. Este ano, doaremos fraldas geriátricas para o Funssol (Fundo Social de Solidariedade)”.

O evento tem início na quinta, dia 11, com a chegada dos encontristas e recepção oficial na UniMAX. Na sexta, dia 12, os participantes se reúnem no Museu da Água e visitam o Complexo Esportivo Cidemar Aparecido Gomes (Mazinho) no Conjunto Habitacional Brigadeiro Faria Lima (Cecap).

Caminhada

Clever Machado é presidente da Associação Nacional dos Condutores da Tocha Olímpica.

No sábado, dia 13, acontece das 6h45 às 8h30 uma Caminhada no Parque do Mirim, aberta à população. “Esta Caminhada é aberta a todos os interessados e, para participar, basta doar um pacote de fraldas geriátricas, de qualquer tamanho”, explica a psicóloga e professora da UniMAX, Carla Borges, anfitriã do evento em Indaiatuba. Todo o arrecadado será doado ao Funssol.

No período da tarde, os encontristas participam de uma oficina no Velódromo Municipal ‘Joaraci Mariano de Barros’, sede da Secretaria Municipal de Esportes. “Fui a condutora de número 007 da Tocha Olímpica no Brasil, no dia 21 de julho de 2016. Foi um momento muito especial, por tudo o que os Jogos Olímpicos representam não apenas como competição, mas também para a união dos povos do nosso planeta”, destaca Carla.

O 8º Encontro Nacional dos Condutores da Tocha Olímpica já conta com 25 condutores inscritos vindos do Espírito Santo, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Norte. Em 2016, a Tocha Olímpica foi transportada no Brasil por 12 mil condutores, que passaram por 300 cidades em 100 dias.

(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)