Em poucos dias chega a data de maior solidariedade do ano: o Dia de Doar. Celebrado neste ano em 3 de dezembro, a data faz parte do calendário brasileiro desde 2013 e é um momento de promover a generosidade. Para comemorar a 11ª edição, alguns monumentos como o Cristo Redentor (RJ) e a estátua do Padre Cícero (CE) serão iluminados e também será lançado no GloboPlay o documentário DOAR, que apresenta histórias de pessoas comuns que tiveram suas vidas transformadas por meio da cultura de doação.
Em 2023, a data mobilizou mais de 7 milhões de reais e a ação alcançou 39 milhões de pessoas. Em comparação aos anos anteriores, foi registrado um aumento nos números de impacto, e a expectativa é que, neste ano, mais pessoas sejam alcançadas e façam suas doações. O valor arrecadado no último ano, por exemplo, foi 22% maior em relação à edição anterior. De acordo com o Programa de Dados da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), foram identificados mais de 1,7 milhão de reais doados de forma on-line. O crescimento é observado também nas redes sociais e a hashtag #diadedoar acumula mais de 81 mil menções. Na imprensa, a ação também passou a ter relevância e chegou a mais de 1 mil matérias relacionadas ao tema.
Além disso, a quantidade de campanhas comunitárias também cresceu e passou de 30, em 2021, para 72 em 2022 e 92 na última edição. Recentemente, o Dia de Doar lançou a 4ª edição do edital de Apoio à Filantropia Comunitária, que disponibilizou R$50 mil para apoiar as campanhas e coalizões (buscam apoiar uma causa específica no âmbito regional ou nacional) e selecionou 50 para receberem o incentivo financeiro de R$1.000 para utilizar na conscientização de populações locais. “O edital é uma forma de apoiar as campanhas e coalizões que buscam promover a ideia de uma sociedade mais participativa por meio da doação. Ano passado tivemos 92 campanhas participando do Dia de Doar, mas a expectativa é que neste ano o número aumente e cada vez mais tenhamos a união entre organizações sem fins lucrativos para demonstrar a força de sua atuação social”, afirma Carolina Farias, líder do Dia de Doar. Confira algumas ações que acontecem em todas as regiões do país:
#DOAMANAUS
Até o momento, campanhas comunitárias estão confirmadas em todas as regiões do país. Uma delas, acontece pela segunda vez em Manaus (AM) e reúne duas organizações em uma panfletagem e divulgação das instituições em shoppings da cidade. “Para mim, doar é dedicar algo ao outro, seja tempo, recursos ou até mesmo o amor. É a segunda vez que participamos e todo o valor recebido no Dia de Doar e com a campanha será revertido para duas organizações que atuam na causa da criança e do adolescente”, conta Cleslley Rodrigues, diretor executivo do Núcleo de Assistência à Criança e a Família em Situação de Risco (NACER).
#DOAILHÉUS
Uma das organizações selecionadas no edital é a ONG Planeta dos Bichos, de Ilhéus (BA), que atua pela causa animal, resgatando, cuidando e buscando tutores para os animais. Neste ano, vão participar pela segunda vez do Dia de Doar e estão programadas ações em parceria com outras instituições, mas também uma exclusiva. “Se inscrevemos no edital porque queremos implantar a cultura de doação vinculada a uma data. Ano passado, participamos pela primeira vez e apesar de ações tímidas, ficamos com aquele gostinho de ‘quero mais’. Acreditamos que podemos fazer o movimento crescer e envolver outras instituições”, comenta Claudia Ribeiro, voluntária da ONG Planeta dos Bichos.
DE MÃOS DADAS – FLORESCER AÇÃO SOCIAL #DOADENISE
A campanha comunitária De Mãos Dadas – Mutirão Colorido, realizada em Denise (MT), surgiu para mobilizar a comunidade e parceiros na revitalização da unidade de atendimento da filial, ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre a importância do Dia de Doar. Direcionada a 198 crianças, adolescentes, jovens e adultos, a iniciativa busca engajar diferentes públicos na pintura colaborativa das instalações, um almoço comunitário e um bate-papo especial com o ex-jogador da Seleção Brasileira e empresário Edmilson, fundador da Fundação Edmilson, além da Diretoria da Florescer, com o objetivo de sensibilizar empresários locais sobre o impacto da doação no desenvolvimento da comunidade.
Para Claudinéia Pinheiro Voltolini, diretora e presidente da instituição, “doar é amor, é propósito, é sensibilidade, é entender que podemos dar muito mais do que imaginamos e não falamos somente de recurso financeiro, falamos de afeto, de cuidado, de atenção, de ouvir sem nenhum interesse de troca. E mais do que nunca sentimos que o mundo precisa disso”.
#DOAITAJAI
No Sul, mais um ano acontece o Doa Itajaí, em Santa Catarina. Nesta edição, vão ocorrer diversas palestras de interesse das OSCs e apresentações musicais. Uma das palestras será direcionada para empresários e contadores com o tema: destinação do imposto de renda para projetos sociais.
Para Wilson Reginatto Jr, mobilizador de recursos da Associação Amor Para Down, “doar e se importar com o outro é cultivar a generosidade e a sensibilidade”. A campanha foi uma das selecionadas no edital e Wilson afirma que a inscrição foi feita visando o engajamento e esforço dos anos anteriores, que tende a ser maior neste ano.
CONEXÃO #DOAMG
Em 29 de novembro acontece em Belo Horizonte (MG) a 3ª edição da Conexão #DoaMG. A campanha vai acontecer na Fundação Dom Cabral (FDC) e é realizada pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG) e pela empresa Bliiv. No mesmo dia, ocorrerá a premiação do Prêmio Notáveis, criado neste ano e que reconhecerá grandes nomes do impacto social.
O lema da campanha deste ano é ‘Conectar para Transformar’ e a proposta é criar um ambiente de colaboração, troca de ideias e fortalecimento do setor. “Para mim, doar é praticar o amor da maneira mais pura e verdadeira. É agir pelo coletivo, ter consciência do lugar de privilégio, das carências humanas, e fazer algo para mudar a realidade e para transformar o mundo em que vivemos em um lugar melhor. Amor é verbo, mas requer ação”, afirma Julia Caldas de Almeida, superintendente executiva da FUNDAMIG e líder da campanha do dia de doar em Minas Gerais.
Monumentos iluminados
Em comemoração ao Dia de Doar, o Instituto Phi promove a articulação de iluminação em alguns monumentos e pontos turísticos espalhados pelo Brasil.
No Rio de Janeiro, dois cartões postais com importância mundial e histórica ficarão na cor laranja, o Cristo Redentor e o Estádio Jornalista Mário Filho, mundialmente conhecido como Maracanã, esse graças ao apoio do Instituto MOL.
Outros monumentos que se uniram de laranja pela causa são a estátua do Grande Buda de Ibiraçu, no Espírito Santo, a Arena POA, no Rio Grande do Sul e diversos pontos culturais em São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari.
No Ceará, a estátua do Padre Cícero, com apoio da Rede Salesiana Brasil ficará iluminada na cor verde durante o dia.
Podcast Minha História de Doação
Em setembro, o Dia de Doar realizou o lançamento do podcast itinerante Minha História de Doação, que traz histórias de pessoas e organizações de todas as regiões do Brasil e de uma cidade no Uruguai. Contados em primeira mão, os episódios têm duração média de 30 a 40 minutos e cinco já foram lançados e estão disponíveis no Spotify.
O primeiro, Combate à violência doméstica a partir de uma feira do bem, foi gravado em Duque de Caxias (RJ) com Patrícia Sudré, idealizadora do coletivo Feira do Artesão. O episódio Os desafios de manter animais saudáveis e felizes em Ilhéus (BA) foi o segundo e trouxe Ceiça e a Claudia Ribeiro, da ONG Planeta dos Bichos, de Ilhéus (BA). Titulado de A união do povo preto para se tornarem visíveis e fortes em Salvador (BA), o terceiro episódio é contado pelo ativista Dhay Borges, que narra a história do coletivo e a sua.
As gravações ocorreram entre os meses de julho e setembro de 2024 e os episódios foram conduzidos por Carolina Farias, líder do Dia de Doar. Dentre os entrevistados, estão gestores de OSCs, gerentes e coordenadores de marketing e de captação de recursos, doadores e voluntários (pessoa física). O projeto é realizado pela ABCR e o Giving Tuesday, com promoção do Movimento por uma cultura de doação e contou com apoio da Rede Comuá, por meio do Programa Saberes, patrocínio da Doare e parceria com o Observatório do Terceiro Setor.
Edição anterior teve aumento no impacto
Além do crescimento monetário e de visibilidade, em 2023, o Dia de Doar tornou-se parte do calendário do Terceiro Setor e da sociedade civil, principalmente pelo aumento no número de cidades em que o Projeto de Lei foi aprovado, que foi de 26 em 2022 (ano da aprovação), para 51 em 2023. A data também passou a ser reconhecida por organizações sem fins lucrativos, artistas, influenciadores e municípios, que se engajaram na causa. Na ocasião, vários monumentos importantes pelo Brasil foram iluminados na cor laranja e grandes empresas incorporaram a data em seus planejamentos e realizaram ações para serem convertidas em doações.
Sobre o Dia de Doar
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Dia de Doar faz parte do Movimento Por uma Cultura de Doação e, em 2023, contou com apoio do Movimento Bem Maior.
O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais. No site do Dia de Doar (www.diadedoar.org.br) estão disponíveis mais informações, dicas, materiais e manuais para quem quiser realizar sua própria ação de doação.
(Com Jessica Amaral/DePropósito Comunicação de Causas)