Uma data para refletir sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva e reforçar a luta por seus direitos – para isso existe o Dia Nacional dos Surdos, marcado em 26 de setembro. Não por acaso – apenas no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a surdez atinge mais de 9,7 milhões de brasileiros em diversos níveis de gravidade. Com tantos casos, promover a acessibilidade dos surdos na comunicação e no uso de dispositivos eletrônicos é um passo importante para garantir o direito de ouvir e a inclusão social.
Se há algum tempo o Closed Caption e a janela de Língua Brasileira de Sinais (Libras) tornaram-se obrigatórios na televisão, levando conhecimento, informação e entretenimento, sem dúvida a tecnologia é um fator fundamental nessa acessibilidade. A era da conectividade é agora e para todos. Com isso, houve uma necessidade do mercado se adaptar para oferecer dispositivos para interação irrestrita. A Starkey do Brasil, líder mundial em tecnologia auditiva, por exemplo, disponibiliza em sua vasta linha de produtos o Mus, um aparelho auditivo que adequa as necessidades de audição à experiência do prazer, principalmente para os apaixonados por música.
A tecnologia está trabalhando a favor da vida, mas, pertinente ressaltar, a prevenção é fundamental para reduzir esses números e garantir a saúde dos ouvidos. Para prevenir perda da qualidade auditiva é importante evitar exposição prolongada a barulhos e som alto. Os aparelhos auditivos, inclusive, podem ser usados também na prevenção, auxiliando o sistema auditivo e não deixando que a perda se agrave.