Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Edusp lança caixa “Histórias de São Paulo: Construções e Desconstruções” que traz novas pesquisas sobre a formação da capital paulista

São Paulo, por Kleber Patricio

A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) lançou na última sexta-feira (24) a caixa “Histórias de São Paulo: Construções e Desconstruções”, organizado por Fernanda Sposito, Fernando Victor Aguiar Ribeiro, Joana Monteleone e Vilma Peres Costa. São três volumes que somam 792 páginas de análises sobre a cidade em diversas espacialidades e temporalidades, desde a vila colonial até se transformar em metrópole. Os três livros são resultado de debates feitos na Unifesp em 2018 e englobam múltiplos temas e objetos de análise.

O primeiro volume foca nos papéis que as populações indígenas tiveram na formação da história do Estado, nos conflitos com colonizadores, a luta dos escravizados pela alforria e as disputas entre grupos de elite que formaram a vila colonial.

O segundo volume busca mostrar a complexidade da história regional para além da mitologia bandeirante, com pesquisas recentes e novas abordagens sobre o período entre o século 19 e o início do século 20. Assim, são objeto de análise a urbanização da cidade, com a formação de bairros residenciais e a instalação de trilhos, que trazem mobilidade e separam espaços sociais.

No terceiro volume, as pesquisas se debruçam sobre o período republicano da capital paulista, que envolve questões como imigração, problemas pelo rápido avanço das edificações, a construção do Parque do Ibirapuera e de bairros como o Bixiga.

(Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada)