Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Equipe de enfermagem da FIEC recebe certificação internacional

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Juliana Wolf.

O superintendente da FIEC, João Martini Neto, com as profissionais certificadas pela American Heart Association. Crédito da foto: Juliana Wolf.

A Fundação Indaiatubana de Educação (FIEC) realizou na última segunda-feira, dia 27, a entrega de certificados a sete instrutoras do Curso Técnico em Enfermagem que fizeram o curso de Suporte Básico de Vida no Laboratório de Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, que forneceu a certificação internacional em nome da American Heart Association.

Os professores do curso de enfermagem fizeram o processo de treinamento e receberam em junho (dia 3) a visita e as credenciais de instrutoras em BLS (Suporte Básico de Vida ou Basic Life Support) e Primeiros Socorros da American Heart Association (AHA) da coordenadora Thatiane Facholi Polastri. A finalidade da visita foi avaliar a estrutura física, materiais e equipamentos necessários para que a FIEC seja um local de treinamento da AHA, ligada à Fundação Zerbini, para que possa oferecer cursos de BLS aos profissionais da saúde e Primeiros Socorros para leigos.

Segundo o superintendente João Martini Neto, a certificação internacional da American Heart Association é referência mundial no atendimento de emergências cardiovasculares e, se firmar o contrato de parceria, a FIEC será um local que poderá capacitar profissionais de saúde.

Andreza Nabarrete, Angélica Veríssimo, Franciele Kaizer, Maria de Fatima Raimundo, Regina S. Pigatto, Telma Gil e Valmarcia Zatarin Laurenciano são as instrutoras credenciadas em BLS e Primeiros Socorros pela AHA.

O curso prepara os profissionais a reconhecerem situações de emergência potencialmente fatais, incluindo normas para a correta execução de reanimação cardiopulmonar. Manobras de desobstrução das vias aéreas e a utilização de um desfibrilador externo automático fazem parte do treinamento.