Na tarde desta segunda-feira (1), o prefeito Nilson Gaspar (MDB), a secretária de Educação Rita de Cássia Trasferetti, o vereador Massao Kanesaki, o presidente da Acenbi (Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba), Anésio Kimura, e o representante da ONG Pitch in for baseball, David James Drake, participaram da cerimônia para entrega de equipamentos de beisebol para os alunos das unidades escolares que fazem parte do Projeto Base (Beisebol em Apoio ao Sistema de Ensino).
O evento aconteceu na EMEB “Professora Maria José Ambiel Marachini”. Alguns alunos encenaram uma partida de beisebol e, no final, entregaram a bola para o prefeito. A instituição americana Pitch in for baseball conheceu o Projeto Base através do vereador Massao e, com o objetivo de expandir o beisebol social no mundo, doou 60 bastões de alumínio, 100 bolas de couro, 100 bolas de softball, 100 luvas de couro, 17 materiais de cacther completo (máscara, peiteira, joalheira e capacete), 20 capacetes, 80 bonés de time oficial e 70 uniformes completos. Também foram entregues aos professores uniformes novos com o logo do projeto.
Projeto Base
O principal objetivo do Projeto Base (Beisebol em Apoio ao Sistema de Ensino) é ensinar a prática do beisebol aos alunos regularmente matriculados nas escolas municipais e, implicitamente através da prática do mesmo, desenvolver as capacidades físicas como força, flexibilidade, agilidade, resistência e coordenação motora.
O beisebol, por sua vez, além de agregar todas as características citadas, traz consigo a filosofia de vida da cultura japonesa, onde os conceitos de disciplina, organização, cooperação, equipe, companheirismo, solidariedade e respeito ao próximo formam não só o atleta, mas principalmente o cidadão e podem auxiliar muito durante a infância, momento importante para a iniciação da formação individual e social – faixa etária que abrange a maioria dos alunos das escolas municipais de Indaiatuba.
Inicialmente, em 2015, o Base trabalhou com crianças entre 6 e 11 anos matriculadas em Escolas Públicas Municipais. Em 2017 e 2018, com a expansão do programa, crianças de 6 a 15 anos, mesmo que não matriculadas nas escolas municipais, também têm a oportunidade de participar do Base por meio do projeto Esporte Cidadão. Atualmente o programa atende aproximadamente 1.100 alunos.
O Complexo Educacional Laura Fahl Correa, as EMEBs Cleonice Lemos Narezzi, Maria Cecília Ifanger, Luiz Carlos Batista de Moura, Padre Joaquim e a Maria José Ambiel Marachini são as unidades que desenvolvem o projeto, que foi idealizado pelo vereador Massao e é desenvolvido em pareceria entre a Prefeitura e a Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi), com apoio institucional da CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol), da MLB (Major League Baseball), do Consulado Geral dos Estados Unidos no Brasil e da sociedade civil.