Aos poucos, o beisebol começa a fazer parte da realidade de crianças que participam do Projeto Esporte Cidadão, da Secretaria de Esportes de Indaiatuba. A modalidade, que faz parte do projeto educacional da Secretaria, é realizada no Campo do Complexo Parque das Nações, às quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde e ainda tem vagas disponíveis para quem quiser praticar a atividade.
Pouco difundido no Brasil, onde ainda parece restrito a imigrantes e membros da colônia japonesa, o esporte começa a se popularizar na cidade devido ao Projeto BASE (Beisebol em Apoio ao Sistema de Ensino), que oferece o acesso à modalidade para mais de cinco escolas – atualmente, o programa conta com uma parceria com o BASE, que disponibiliza os treinadores para a realização das aulas.
Para familiarização com a modalidade, as crianças começam a treinar com bolas de tênis, mais fáceis de acertar, além de mais macias e tacos de aquatubo, mais leves. “É uma maneira de aproximar a criança do esporte, uma vez que a dificuldade inicial pode fazer com que ela perca o interesse”, disse o secretário de esportes Marcos Antônio de Moraes.
Os interessados em desenvolver a modalidade devem procurar o professor Leandro Roberto Gunther no Campo do Complexo Parque das Nações, localizado na Rua Antônio Martiliano de Campos, s/nº, para formalizar a inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3825-6270.