Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Exército realiza Ação Cívico Social hoje (21) na Praça D. Pedro II

Indaiatuba, por Kleber Patricio

O General de Brigada Luís Cláudio de Mattos Basto, comandante da operação, durante entrevista coletiva realizada na terça-feira (19) na Guarda Civil Municipal. Crédito da foto: Giuliano Miranda.

O Exército Brasileiro está em Indaiatuba até sexta-feira (22) para a Operação Curimbatá II. A 11ª Brigada Infantaria Leve está conduzindo um exercício de adestramento a fim de permitir a capacitação e a avaliação de frações de sua tropa para emprego em ações dessa natureza. Durante a atividade de preparo, também será executada uma Ação Cívico-Social (Aciso) que será realizada hoje (quinta-feira, 21) das 14h às 17h na Praça Dom Pedro II, onde serão desenvolvidas diversas atividades, como exposição de material de emprego militar, apresentações de banda de música, orientação sobre saúde física e bucal e desfile de tropa, entre outras.

O General de Brigada Luís Cláudio de Mattos Basto, Comandante da 11ª Brigada Infantaria Leve, sediada em Campinas, está em Indaiatuba e falou a respeito desse adestramento durante uma coletiva de imprensa, realizada na terça-feira (19) na Guarda Civil de Indaiatuba. “Temos que estar prontos e o Exército Brasileiro não pode falhar; nós somos o último argumento, temos que resolver os problemas que aparecem e isso nos leva a entender que temos que estar preparados. Esse adestramento vem para isso, temos que garantir a Lei da ordem. Uma grande parte dessa tropa que está na cidade irá para o Rio de Janeiro nas próximas semanas e as ações aqui fazem parte desse treinamento”, comenta o General Basto, complementando. “A Ação Cívico Social vem no sentido de agradecer a população e a cidade por nos receber. Teremos diversas ações em parceria com Prefeitura e essa atividade será o encerramento das nossas atividades aqui na cidade”, conclui. Também estavam na coletiva o Coronel Richard Alves Fioravante, o Tenente Coronel Gonçalo e o secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes.

O emprego do Exército Brasileiro em diversas missões constitucionais tem sido cada vez mais frequente, especialmente na última década, não apenas no apoio a grandes eventos (Jogos Panamericanos Rio 2007, Jornada Mundial da Juventude 2013, Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016), mas também e principalmente, em Operações de Apoio aos Órgãos Governamentais para Garantia da Lei e da Ordem, como nas Operações Arcanjo e São Francisco, na cidade do Rio de Janeiro/RJ; Operação Capixaba, nas cidades de Vitória e Vila Velha/ES e, atualmente, no Estado do Rio de Janeiro, sendo empregado na intervenção federal em curso naquela Unidade Federativa.