Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

FIEC treina funcionários da Rede de Ensino Básico em primeiros socorros

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

Desde 2010, a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) oferece, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação, um curso de capacitação e atualização em primeiros socorros para os funcionários das escolas de Ensino Básico. Até o momento, já foram realizados 2.638 treinamentos de capacitação e atualização para os funcionários. O curso tem carga horária de oito horas e é ministrado pelos professores da fundação, abrangendo conceitos, técnicas e práticas em primeiros socorros.

A FIEC se tornou em 2016 um Centro de Treinamento Internacional (CTI) credenciado da American Heart Association (AHA), referência mundial no atendimento de emergência. A fundação segue os protocolos de primeiros socorros estabelecidos pela organização nos cursos de Enfermagem, Segurança do trabalho, Cuidador de Idosos, Cuidador Infantil e na capacitação Primeiros Socorros para leigos.

Lei Lucas

Aprovada na terça-feira (4) no Senado Federal, a Lei Lucas institui a obrigatoriedade de os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada voltados à educação infantil e à educação básica e os estabelecimentos de recreação infantil capacitarem os funcionários em noções básicas de primeiros socorros.

Em Indaiatuba, a lei “Lucas Begalli Zamora” foi instituída em 26 de março de 2018 e desde então tornou obrigatório que as escolas de ensino básico do município concedam treinamento em primeiros socorros a funcionários e alunos. A lei foi sancionada em alguns municípios do Estado após o menino Lucas, de 10 anos, morador de Campinas, morrer engasgado com um cachorro quente em um passeio escolar em setembro de 2017.