No mês de março, a Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, comemora seu 78º aniversário. Este marco representa mais um ano de realizações significativas e firme comprometimento com a comunidade atendida.
Somente no último ano, a Fundação Dorina prestou atendimento a mais de 1,2 mil pessoas cegas e com baixa visão, realizando mais de 29 mil atendimentos. A Rede de Leitura Inclusiva, que completou uma década de atuação, impactou, em 2023, aproximadamente 3 mil pessoas em 40 cidades brasileiras por meio de encontros presenciais e on-line. Com a participação de 575 instituições cadastradas em 301 municípios, o alcance dos materiais acessíveis produzidos pela Fundação foi ampliado significativamente.
A Gráfica, que é um dos alicerces da Fundação Dorina, desempenhou um papel vital, imprimindo, ano passado, cerca de 14 milhões de páginas em braille. O lançamento de novos e modernos estúdios resultou na produção de cerca de 40.000 páginas em áudio no último ano. Uma inovação notável foi a implementação da Plataforma Braille, um projeto inovador que permitirá ampliar a escala de produção editorial, possibilitando que mais páginas impressas e mais livros em Braille sejam produzidos. “Em meio a tantas realizações, a Fundação Dorina expressa profundo agradecimento aos parceiros, doadores, voluntários, conselheiros e colaboradores, que contribuíram significativamente para o sucesso dessa trajetória. É por meio desse apoio essencial que a instituição continua a oferecer atendimentos gratuitos promovendo a autonomia e independência de pessoas cegas e com baixa visão”, ressalta Francisco Henrique Della Manna, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Dorina.
A Fundação Dorina Nowill para Cegos teve seu início há 78 anos a partir do sonho e da determinação de uma jovem de 17 anos que, ao ficar cega, buscou incansavelmente oportunidades para continuar estudando e trabalhando. Inaugurada como Fundação para o Livro do Cego no Brasil, o objetivo inicial era difundir o Sistema Braille por meio dos livros.
Atualmente, a Fundação mantém-se fiel a essa missão, produzindo materiais acessíveis em todos os formatos, como braille, audiobooks, digital e fonte ampliada. Além disso, expandiu suas atividades para oferecer educação, trabalho e informação a um maior número possível de pessoas com deficiência visual no Brasil. As principais frentes de atuação incluem habilitação e reabilitação, programas de empregabilidade, cursos de capacitação, e colaboração com famílias, escolas e empresas para promover a inclusão em todos os aspectos.
A Fundação Dorina lança no dia do seu aniversário o novo site. Com design moderno e funcionalidades aprimoradas, a navegação tornou-se mais fácil, proporcionando aos visitantes uma jornada online mais fluida. O layout intuitivo permite que os usuários encontrem facilmente as informações que procuram, enquanto as novas seções e recursos oferecem uma visão abrangente das atividades e iniciativas da Fundação.
Em constante processo de evolução, expansão e inovação, atualmente a Fundação Dorina atinge pessoas nas mais diversas cidades brasileiras, mantendo viva a visão e os valores de sua fundadora.
Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A instituição também oferece uma gam de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. Mais detalhes no site.
(Fonte: RPMA Comunicação)