No dia 16 de maio comemorou-se o Dia do Gari, data criada para celebrar e homenagear esses profissionais que são fundamentais na organização social ao ajudar a manter a limpeza de todas as cidades no Brasil. A profissão foi criada no Rio de Janeiro, durante o Império, e o termo é uma homenagem a Pedro Aleixo Gary, fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas no Brasil – àquela época, sempre que era necessária a limpeza das vias, a população chamava pelos garis.
Hoje, não é preciso mais chamá-los; eles estão por toda a parte limpando ruas e praças e, não raro, distribuindo sorrisos. Mas alguns deles vão além e também brilham, como no Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos onde se tornaram criadores de conteúdo com milhares de seguidores ao compartilhar perrengues do dia a dia, conquistas e outros talentos. Conheça a seguir alguns dos garis mais simpáticos e famosos do país:
Tales Marcelo Alves, o gari gato de BH
Após revelar nas redes sociais a sua profissão, Tales Marcelo Alves viralizou e ficou conhecido como o Gari Gato de BH. O mineiro, que trabalha com limpeza urbana na cidade de Belo Horizonte (MG), é criador de conteúdo em suas horas vagas e já reúne mais de três milhões de seguidores e 23,2 milhões de curtidas no Kwai. Tales compartilha sua rotina de trabalho, momentos ao lado da família, além de dublagens e vídeos engraçados, como esse em que sua esposa finge que está dormindo, mas sempre que a luz apaga está de olho no celular do marido – afinal, o gari gato virou um fenômeno da internet e a mulherada não costuma poupar o moço de elogios.
Biris, o criador do bordão “Eu Gostumm”
Biris é coletor de lixo e criador de conteúdo de comédia no Kwai, onde tem um milhão de seguidores e mais de 25 milhões de curtidas em seus vídeos. Além dos seus vídeos de humor, onde encena situações cômicas com o bordão “Eu Gostumm”, o gari também registra momentos em família e mensagens importantes, como no vídeo em que ele fala sobre a discriminação que costuma sofrer por ser gari, desmistificando alguns preconceitos.
Gari MS, o coletor de lixo que trabalha e se diverte
Com o lema “serviço bom é onde a gente se diverte”, o Gari MS leva muito a sério o lema de tornar o dia de seus seguidores mais feliz. Com 84,2 mil seguidores e 1,1 milhão de curtidas, o simpático rapaz mostra como é sua rotina durante o horário de trabalho, onde leva tudo com muita leveza, positividade e vários passos de dança. Um dos vídeos icônicos do canal é aquele em que ele dança ao lado de um sósia do Fofão, personagem inspirado na famosa Carreta Furacão, em frente ao caminhão da coleta.
Jiló, o Gari de Contagem (MG)
Jiló trabalha como gari na cidade de Contagem (MG) e já tem mais de 272,2 mil curtidas em seus vídeos do Kwai. No canal, ele mostra todo seu bom humor e simpatia em momentos engraçados, especialmente ao lado dos seus colegas de trabalho. Ele também traz mensagens importantes sobre o descarte incorreto de resíduos, como quando fala da importância de descartar objetos cortantes dentro de uma garrafa pet para evitar acidentes na coleta.
(Fonte: RPMA Comunicação)