O prefeito em exercício de Indaiatuba, Antonio Carlos Pinheiro, participou na quarta-feira, dia 24, da cerimônia de formatura de 40 guardas civis que integrarão o Grupamento Ambiental. “É com muita alegria que ficamos felizes em participar de mais uma formatura da Guarda Civil, desta vez voltada para área ambiental. Recentemente tivemos a formação de mais uma turma de Operações Especiais e a incorporação de mais 59 novos guardas civis. Isso é prova de que buscamos manter os nossos guardas civis sempre atualizados com diversos cursos comandados pela nossa Divisão de Ensino”, comemora o chefe do Executivo em exercício.
O secretário de Segurança Pública Alexandre Guedes Pinto lembra que os guardas foram capacitados para atuar e auxiliar a fiscalização de meio ambiente nos crimes desta área. “O nosso intuito foi capacitar os guardas civis para atuar com respaldo e conhecimento na atividade de proteção ambiental, bem como coibir os crimes e infrações ambientais; mas o foco continua sendo e sempre será do patrulhamento na área rural”, comenta.
O curso tem 80 horas e contempla as seguintes matérias: introdução ao policiamento ambiental, legislação ambiental, aspectos biológicos relacionados ao policiamento ambiental, captura, manuseio e transporte de animais selvagens e peçonhentos – teoria e prática, conceitos de crimes ou infração ambiental, crimes ambientais, desmatamento e preservação ambiental legislação ambiental – leis 6938/1981 / 9605/1998, o meio ambiente – conceito, policiamento ambiental poluição – lei 12.305/2010, preservação dos ecossistemas e unidades de proteção, produtos químicos e biológicos, práticas do policiamento ambiental, instrumentos e técnicas de fiscalização, combate a incêndios, fauna, flora e minerais brasileiro, policiamento florestal, policiamento rural, socorros de urgências, técnicas de sobrevivência e técnicas e procedimentos operacionais no policiamento ambiental.