A Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba iniciou na segunda-feira, dia 27, a quinta turma do Curso de Operações Especiais (Coesp) da Guarda Civil Municipal. A primeira atividade foi o condicionamento físico. São 38 Guardas Civis, sendo 36 de Indaiatuba (30 da 15ª turma e 6 das turmas anteriores) e dois de Itu, que receberão as instruções durante os próximos 30 dias.
A chefe de Divisão de Ensino e Treinamento, subinspetora Marilsa Aparecida de Sousa, destacou a importância do curso e o fato de todos serem voluntários. “Quero agradecer a participação de todos, pois esse é um curso no qual os integrantes participam de maneira voluntária, ou seja, ninguém está aqui porque foi obrigado e sim se dispôs a participar”, recorda. Já o diretor da Guarda Civil, Mário Sérgio Zombine, solicitou a todos dedicação. “Aproveitem ao máximo o curso, pois outros da corporação queriam estar aqui e tenho certeza de que vocês vão se dedicar ao máximo no aprendizado”, acredita. O secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes Pinto, salientou que a Prefeitura não tem medido esforços para oferecer o que há de mais moderno em treinamento e equipamento para a Guarda Civil. “O prefeito sempre nos deixou muito à vontade para buscar o que há disponível em tecnologia para segurança e aperfeiçoamento aos Guardas e dentro das condições do município estamos proporcionando o que há de melhor para a corporação em equipamentos, tecnologia e valorização profissional”, informa.
Os 38 Guardas Civis passarão por aulas de combate urbano – prática, conduta de patrulha, conduta de patrulha – área urbana (CQB escada), conduta tática individual, patrulhamento tático motorizado – prática, patrulhamento tático motorizado – teoria, progressão tática em área de alto risco, progressão tática em terreno hostil, ordem unida, instrução coletiva, postura individual, condicionamento físico, confronto urbano, combate urbano, técnicas de lutas, lutas com facas, prática na preservação do local de crime, preservação do local de crime, facções criminosas, inteligência policial, operações em área de mata, orientações gerais de conduta para o Coesp, postura individual e coletiva, postura tática, sinais táticos, transposição de obstáculos, CQB APH tático – prática, CQB APH tático – prática, conteúdo teórico, noções básicas de primeiros socorros, primeiros socorros, legislação, crimes de trânsito, direitos humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estudo de casos lesão corporal – extorsão, reforma do processo penal, resolução nº 8 de 20/12/2012 – secretaria especial dos direitos humanos, teor da nova lei de drogas, teoria do crime, discussão da relevância de uma rotina de registro, guarda e gerenciamento das informações registro de boletins de ocorrências, CQB APH tático – teoria, CQB APH tático – teoria.