A Honda Caiuás Indaiatuba apresentou no último final de semana (26 e 27 de agosto) em primeira mão o novo Civic Geração 10. O carro, que é uma referência no segmento sedan, chegou nas versões Sport 2.0 com câmbio manual ou CVT, EX 2.0 CVT, EXL 2.0 CVT e Touring 1.5 Turbo CVT.
Esta décima geração do Civic foi a primeira desenvolvida nos EUA e esbanja esportividade no visual. O modelo ficou maior e ganhou mais tecnologia para enfrentar o arquirrival Toyota Corolla, cuja geração atual, a sétima, foi lançada no exterior em 2013 e, no Brasil, 1 ano depois.
Nesta geração, o Civic ficou maior. “Entregamos veículos de carroceria larga e baixa, com o maior espaço interno da categoria, inclusive o porta-malas de até 525 litros”, afirmou Caio Capelin, gerente de planejamento de produto da Honda.
No entanto, a carroceria é 22 kg mais leve. O comprimento é de 4,63 metros, o entre-eixos de 2,70 m, a largura de 1,80 m e a altura, de 1,41 m. O motor mais “enxuto” é combinado com uma nova transmissão automática do tipo CVT, que foi especialmente desenvolvida para dar conta de motores com maior força.
A geração Touring se tornou a mais potente da história do Civic, tirando, obviamente, as versões esportivas “Si e Type R”.
A potência é superior à de todas as opções de motor flex aspirado (sem sobrealimentação) à venda atualmente no Civic no Brasil.
O torque máximo é de 22,4 kgfm. É pouco menos que o da versão “Si” da geração anterior, que tem 23,9 kgfm, com motor 2.4 aspirado, e mais que os 19,3 kgfm do 2.0 flex brasileiro.
Com injeção direta e controle eletrônico de sincronização e abertura das válvulas, a linha VTEC Turbo foi lançada no Japão no final de 2013.
Seguindo uma tendência mundial, a fabricante estima que os motores com a tecnologia turbo proporcionam economia de 5% a 10% de combustível, em relação aos aspirados.
Motor 2.0 segue à venda
O sedã continuará sendo oferecido no país também com o atual motor 2.0 flex de 4 cilindros, de 150 cv com gasolina e 155 cv com álcool. No mercado norte-americano, o novo Civic também manteve a opção de um propulsor aspirado (sem turbo) 2.0, só que de 158 cv.
Ele será casado com o CVT, mas não o mesmo do turbo: é um idêntico ao do HR-V.
Os clientes que estiveram na loja no último final de semana foram recebidos com um coquetel para celebrar a chegada do novo carro.