Com um total de 181 pontos obtidos, a equipe da Prefeitura Municipal de Indaiatuba conquistou na sexta-feira (27) o título de campeã geral dos 62º Jogos Regionais de Santa Bárbara d’Oeste. O resultado conquistado pelo grupo é um feito inédito: pela primeira vez na história, a cidade é campeã por pontos e estabeleceu recorde na conquista de medalhas, com 219 no total –125 de ouro, 63 de prata e 31 de bronze –, ficando no 1° lugar na classificação geral e superando potências do esporte regional, como Americana (164 pontos) e Limeira (144 pontos) – segundo e terceiro lugares, respectivamente.
O secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, elogiou e agradeceu o trabalho realizado pelos treinadores e equipe de apoio da Secretaria que auxiliou toda a delegação. “Com muito suor e trabalho conseguimos essa conquista. Foi um trabalho de equipe e o projeto realizado na base construiu tudo isso”, evidenciou. “Essa é uma conquista que todo mundo quer. É um mérito nosso. Conquistamos isso com nossa equipe, sem gastar um real para contratar atletas”, ressaltou o chefe da pasta.
Para o coordenador do Departamento de Esporte Competitivo, Rafael de Oliveira e Silva, a fórmula é simples. “Tudo isso foi possível devido ao investimento nas categorias de base”. Segundo ele, não existe fórmula mágica. “Essa conquista é resultado de muito esforço e trabalho na construção dos atletas. No entanto, o trabalho é desenvolvido sem a expectativa de formarmos campeões, mas sim focado no desenvolvimento do cidadão. O resultado é apenas um reflexo de tudo isso”, afirmou.
Mas o que chama atenção é o fato da cidade não contratar atletas para as disputas das competições, tendo em vista a contratação de atletas por outras cidades visando à conquista dos Jogos. Com o resultado, a cidade também classificou 18 equipes de 12 modalidades para a disputa dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, tradicional competição para a revelação de atletas, que em 2018 completa 82 anos de história e será realizada em novembro, em São Carlos. Este ano, a expectativa é de que o número de cidades participantes passe de 190 para 200.
RESULTADOS
Atletismo Masculino – 7º LUGAR
Atletismo Feminino – 10º LUGAR
Atletismo PCD Masculino – 13º LUGAR
Basquetebol Masculino – 9º LUGAR
Bocha – VICE-CAMPEÃO
Caratê Masculino – VICE-CAMPEÃO
Caratê Feminino – CAMPEÃO
Ciclismo Masculino – CAMPEÃO
Ciclismo Feminino – CAMPEÃO
Futebol Masculino – 16º LUGAR
Futsal Masculino – VICE CAMPEÃO
Futsal Feminino – CAMPEÃO
Ginástica Artística Masculino – CAMPEÃO
Ginástica Artística Feminino – 4º LUGAR
Ginástica Rítmica – CAMPEÃO
Handebol Masculino – 9º LUGAR
Handebol Feminino – VICE-CAMPEÃO
Judô Masculino – 6º LUGAR
Judô Feminino – 6º LUGAR
Natação Masculino – CAMPEÃO
Natação Feminino – CAMPEÃO
Natação PCD Masculino – CAMPEÃO
Natação PCD Feminino – CAMPEÃO
Taekwondo Masculino – CAMPEÃO
Taekwondo Feminino – 3º LUGAR
Tênis de Mesa Masculino – 3º LUGAR
Tênis de Mesa Feminino – 5º LUGAR
Voleibol Masculino – 5º LUGAR
Voleibol Feminino – 6º LUGAR
Xadrez Masculino – CAMPEÃO
Xadrez Feminino – CAMPEÃO.