O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB), recebeu na terça-feira (24) em seu gabinete o secretário adjunto da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Silvio Garcia Junior, para assinatura do convênio de implantação do Centro de Iniciação e Treinamento de Ciclismo de Pista. O acordo foi intermediado pelo secretário adjunto de Governo e responsável por captação de recursos, Humberto Panzetti e visa alcançar o desenvolvimento integral de 30 atletas de alto rendimento com treinamento e avaliação física constantes, buscando a melhoria de marcas individuais e coletivas em mais um projeto educacional para o treinamento de crianças e adolescentes. Também participou da reunião o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes.
O convênio assinado é no valor de R$328.201,00 e o valor proveniente do Estado é destinado a aquisição dos equipamentos de ciclismo de pista que serão utilizados no Velódromo Municipal. De acordo com o documento, a Prefeitura de Indaiatuba, junto com a Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, dividirão as responsabilidades, inclusive de gestão do projeto, respondendo pela execução do plano de trabalho. A Prefeitura fica responsável pelos gastos referentes aos salários dos professores e manutenção geral do Velódromo.
A metodologia do Centro de Iniciação e Treinamento ao Ciclismo de Pista para o alto rendimento será desenvolvida pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Esportes em turmas de terça a sexta-feira, de acordo com a disponibilidade de horário dos atletas e adequando aos horários do projeto educacional. Serão desenvolvidas atividades de pista e treinamentos específicos com orientação nutricional e fisiológica, adequando os atletas a participarem de provas da União Internacional de Ciclismo (UCI).
O projeto será destinado ao púbico com idade de 6 a 17 anos, de ambos os sexos, que serão atendidos dentro de turmas divididas por faixa etária. As aulas serão no Velódromo, em contra turno escolar, sendo que ao final de cada semestre será organizado um festival para integração. As aulas visam alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer por meio da orientação de profissionais de Educação Física, promovendo saúde e bem-estar. O atleta beneficiado pelo projeto tem por obrigação estar matriculado no ensino público ou privado, com o mínimo de 50% dos alunos matriculados no ensino público.
O Velódromo Municipal foi projetado e construído dentro do programa Cidade Olímpica, nos padrões da UCI e em condições de sediar eventos nacionais e internacionais. Em sua concepção, o Velódromo visa facilitar o acesso de atletas de alto rendimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), estaduais e nacionais, a uma infraestrutura que permita a evolução técnica e competitiva.