A quarta-feira retrasada (13) foi marcada por uma conquista para os moradores do Jardim Novo Horizonte, em Indaiatuba. A partir de agora, o bairro conta com o projeto Vizinhança Solidária, que vem auxiliando as forças de segurança pública no combate à criminalidade.
O projeto consiste na aproximação dos vizinhos para que um conheça a rotina do outro e, em conjunto, monitorem o cotidiano do bairro, ficando alertas para qualquer situação suspeita.
Todo bairro tem um tutor, que é o responsável pela coordenação dos vizinhos; este cria um grupo no WhatsApp, onde os vizinhos escrevem caso constatem qualquer anormalidade no bairro e avisam se já ligaram para a Guarda Civil ou para a Polícia Militar. Os moradores que possuem câmeras de monitoramento na residência muitas vezes até enviam no grupo as fotos dos suspeitos, o que auxilia os vizinhos e as forças de segurança pública a localizar os indivíduos. Nos bairros onde já foi implementado, o projeto reduziu drasticamente o número de delitos e aumentou a sensação de segurança. Os bairros são Jd. Turim, Jd. Florença, Campo Bonito, Jardim Esplanada II (uma rua), Jardim Europa I e II, Colinas, Jd. São Lourenço, Jd. Itamaracá (uma rua), Jd. Belo Horizonte, Jd. Regina, Mosteiro de Itaici, Vale das Laranjeiras, Jd. Regente, Alpes da Vila Suíça, Praça Luiz Naressi e Vila de Todos os Santos.
Em breve haverá reunião no CDHU, Portal do Sol e Parque das Bandeiras.
O projeto é organizado e implantado pela Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba e tem o apoio do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Indaiatuba) e das Polícias Civil e Militar.