Indaiatuba subiu seis posições e é a 13ª no Ranking de 2016 das Melhores Cidades para Fazer Negócios. No ano passado, o município ficou com a 19ª posição no estudo da Urban Systems publicado pela revista Exame. O primeiro lugar é de Barueri, pelo segundo ano consecutivo. A terceira edição do estudo que avaliou 28 indicadores dos 308 municípios com mais de 100 mil habitantes no País foi publicado na Exame desta semana.
Outros oito municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) aparecem na lista das 100 melhores; entre eles, Indaiatuba está na 4ª posição, com 9,88 pontos, ficando atrás de Paulínia, em 1º, com 10,66 pontos; Campinas, em 2º, com 10,22 pontos e Valinhos, em 3º, com 10,15 pontos. Americana, Hortolândia, Atibaia, Itatiba e Sumaré também figuram entre as 100 melhores.
Os 28 indicadores que serviram de base para o estudo foram divididos em quatro categorias: desenvolvimento econômico, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento social. Os indicadores vão desde o crescimento populacional, empresarial e de empregos, matrículas em cursos superior e frota de automóvel até percentual de conexões de banda larga fixa e índice de perdas na distribuição de água.
De acordo com o levantamento feito pela Urban Systems, as cidades mais promissoras estão na região Sudeste e no Sul do país, somando três quartos do ranking. Das 100 cidades, 51 estão na região Sudeste, 25 na região Sul, nove no Centro-Oeste, oito na região Nordeste e sete na região Norte. No ranking do ano passado, 55 municípios estavam na região Sudeste, 20 na região Sul, 11 no Centro-Oeste, oito no Nordeste e seis no Norte.
Na segunda edição da pesquisa, em 2015, foram analisados 648 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. Em 2014, quando a revista publicou o ranking pela primeira vez, Indaiatuba ocupava 64ª posição entre 293 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.
O estudo tem como base o Índice Mercadológico de Atratividade, um modelo de análise desenvolvido pela Urban Systems, que, por possuir metodologia dinâmica e customizada, é utilizado para direcionar o planejamento estratégico de empresas e negócios em diferentes segmentos, hierarquizando regiões e priorizando mercados.