Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Indaiatuba se prepara para a disputa dos 60º Jogos Regionais em Americana

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Divulgação – Jogos Regionais.

Registro do Congresso Técnico, realizado na segunda-feira em Americana. Foto: Divulgação – Jogos Regionais.

Indaiatuba já finaliza os preparativos para disputar a 60ª edição dos Jogos Regionais, etapa da 4ª Região Esportiva, de 20 a 30 de julho em Americana.

De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, este ano a delegação do município será integrada por cerca de 320 pessoas, sendo 280 atletas, que buscarão o pódio em 18 modalidades: atletismo, atletismo PCD, bocha, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, natação PCD, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez. O alojamento será na E.E. Monsenhor Nazareno Maggi.

Para o secretário municipal de Esportes, Humberto Panzetti, a cidade terá como grande desafio equiparar e superar os excelentes resultados de 2015. “O trabalho sério desenvolvido ao longo dos últimos anos tem nos assegurado uma posição na 1ª divisão e as conquistas ultrapassaram as expectativas, especialmente nos Jogos Abertos, uma das maiores competições da América Latina, com Indaiatuba no 1º lugar no ranking de medalhas e na 3ª colocação na classificação por pontos no ano passado”, diz o secretário. “Vamos novamente com nossa força máxima e ótimas perspectivas”, completou. “Sem dúvida que esperamos vencer em modalidades em que já estamos entre as melhores do país, como a natação e o ciclismo, mas temos também grandes chances com equipes que vêm alcançando patamares cada vez mais altos, como a ginástica artística, o atletismo, o karatê e o taekwondo”, acrescenta o professor Rafael de Oliveira e Silva, coordenador de Esporte Competitivo da Secretaria de Esportes e chefe da delegação. Confira abaixo informações adicionais de cada modalidade.

Atletismo e Atletismo PCD: a modalidade estará representada por atletas que medalharam nos últimos jogos, com destaque para o atleta Fábio Vaz, dos 110 m com barreira, que ainda persegue o índice para participar do Rio 2016, sendo o terceiro melhor do país atualmente. A coordenação é do técnico Vinícius Lopes. Provas de 22 a 24 de julho.

Bocha: terceiro colocado em 2015, a modalidade mudou de sede para os treinamentos e segue em ótima colocação no campeonato regional que disputa atualmente, tendo grandes chances de pódio em 2016 também. A coordenação é do técnico Sr. Waldemar, o famoso Tuta. Partidas de 23 a 29 de julho. Está no Grupo B com as equipes de Paulínia e Araras.

Ciclismo: atual bicampeão no Feminino e terceiro no Masculino nos Jogos Abertos. A equipe feminina foi reformulada com a chegada de novas atletas, assim como o acréscimo de reforços no masculino. A coordenação é do técnico Armando Camargo. Provas de 22 a 26 de julho.

Futebol: atual campeão dos Jogos Regionais e cabeça de chave número um, aposta num elenco local formado por atletas que treinam e disputam pela cidade no Campeonato Paulista. A coordenação é do técnico Renato Creato. Partidas de 23 a 29 de julho. Está no Grupo A com as equipes de Atibaia e Paulínia.

Futsal: no masculino, tem elenco pra galgar a medalha de ouro, competindo com força total na modalidade coletiva com mais tradição na cidade. No feminino, estará representado por um time com base formada pelas atletas que disputam o Campeonato Municipal, sempre lembrando a tradição da cidade nesse esporte. No masculino, a coordenação é do técnico Juliano Ripabelo e no feminino, da técnica Eduarda Amaral. Partidas de 20 a 26 de julho. Está no Grupo A com as equipes de Hortolândia e Araras no masculino e no feminino.

Ginástica artística: modalidade que mais evoluiu nos últimos tempos, conta com uma equipe de pequenos grandes atletas que têm se destacado muito nos campeonatos que têm disputado. A coordenação do masculino é do técnico Bruno Noronha e do feminino, da técnica Cristiane Gurther, com apoio do professor Lázaro Lamelas na supervisão. Provas 24 e 25 de julho.

Ginástica rítmica: a, modalidade que estreou em 2015, vem esse ano mais organizada, sendo que no ano passado competiu apenas no individual e este ano participará também no conjunto. A coordenação é da técnica Jacqueline Rominho. Provas 21 e 22 de julho.

Handebol: as equipes de handebol têm representado muito bem a cidade nos últimos anos, e estão treinando com muito empenho para conseguir colocação no pódio desse ano. A coordenação é do técnico Pedro Bulgarelli. Partidas de 23 a 29 de julho. No feminino está no Grupo A com as equipes de Paulínia, Limeira e Vinhedo. No masculino está no Grupo C com as equipes de Paulínia e Limeira.

Judô: o masculino tem grandes expectativas de sucesso; vem treinando e participando de torneios com ótimos resultados e a novidade é que haverá também uma equipe feminina representando a cidade nesse ano. A coordenação é do técnico Jean Antunes. Provas 28 e 29 de julho.

Karatê: com ótimos resultados nos dois últimos anos, é grande a esperança de conquistar o primeiro lugar esse ano. As equipes estão treinando com muito afinco e estarão com suas forças máximas em Americana. A coordenação é do técnico Levi Pereira. Provas 26 e 27 de julho.

Malha: após ótima participação no Campeonato Regional desse ano, a modalidade chega pra ser campeã dos Jogos Regionais. A coordenação é do técnico David Quitzau. Partidas de 20 a 26 de julho. Está no Grupo B com as equipes de Limeira e Paulínia.

Natação: principal equipe dessa região, estará representada pelos melhores atletas, com treino intenso visando a hegemonia da modalidade para a cidade. A coordenação é dos técnicos Cristian Soldano, Ricardo Watanabe e Bruno Dorado. Provas de 26 a 28 de julho.

Natação PCD: melhor equipe do país atualmente, contará com a participação dos atletas paralímpicos e buscará novos recordes em medalhas este ano. A coordenação é dos técnicos Antônio Cândido e Júlio Pitarini. Provas de 26 a 28 de julho.

Taekwondo: com ótimas participações nos últimos anos, vem com as equipes em ótimo nível técnico, aumentando muito a expectativa de medalhas. A coordenação é do técnico André Davanço. Provas dia 25 de julho.

Tênis de mesa: após os excelentes resultados de 2015, tem maior possibilidade de ascender ao lugar mais alto do pódio em 2016 através do ótimo trabalho que vem sendo desenvolvido. A coordenação é do técnico Guilherme Ifanger. Provas de 25 a 29 de julho. Está no Grupo B com as equipes de Sumaré e Hortolândia.

Voleibol: Indaiatuba estará representada no masculino e a equipe treina com muito afinco para fazer uma boa participação nos jogos. A coordenação é da técnica Karina Parisoto. Partidas de 20 a 26 de julho. Está no Grupo B com as equipes de Campinas, Araras e Paulínia.

Xadrez: com ótimos resultados no feminino, esse ano trará também uma reformulação no masculino. A coordenação é do técnico Evans Fritsch. Provas de 26 a 29 de julho.

No total, quarenta e três municípios confirmaram participação nos 60ºs Jogos Regionais em Americana, com realização do Congresso Técnico no último dia 4. Outras informações estão disponíveis no site http://jogosregionaisamericana.com.br/.