O sábado, dia 12 de maio, será o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2018 e a Prefeitura de Indaiatuba disponibilizará a imunização das 8h às 17h em 20 locais diferentes: os supermercados Sumerbol (Av. Presidente Kennedy), Pague Menos e Catho (Cecap) e o shopping popular Ponto Azul, além de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSF) do município.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde está buscando facilitar o acesso, especialmente dos idosos, à imunização – uma equipe da Vigilância Epidemiológica está indo até os polos esportivos municipais que oferecem atividades para pessoas com mais de 60 anos para fazer a vacinação no local. O público alvo da campanha participante do Projeto 100% Saúde também já teve a oportunidade de se imunizar.
A vacina é direcionada a gestantes e mães até 45 dias após o parto, crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos de idade, adultos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde e professores de escolas públicas e privadas. Para receber a imunização, os portadores de doenças crônicas deverão apresentar carta médica contendo o CID da doença; já os profissionais da saúde e professores deverão apresentar crachá ou algum documento que comprove o ofício.
Na primeira semana da campanha, iniciada dia 23 de abril e seguindo até 1º de junho, foram imunizadas 9.996 pessoas. A Secretaria de Saúde estima que aproximadamente 50 mil pessoas sejam imunizadas no município.
A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A vacina recomendada pela Organização Mundial de Saúde confeccionada para todo o hemisfério sul em 2018 oferece proteção contra os vírus influenza A/H1N1, influenza A/H2N3 e influenza B.
Prevenção do câncer bucal
No Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Odontologia, promoverá também a intensificação da Campanha de Prevenção do Câncer Bucal, direcionada a pessoas com mais de 60 anos e também a gestantes. No dia 12 de maio, dentistas estarão em todas as UBS e PSF do município fazendo avaliações e dando orientações aos participantes. A Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal está acontecendo concomitantemente à campanha contra a influenza e seguirá até dia 1º de junho.
O diretor do Departamento de Odontologia, Custódio Tavares Dias Neto, explica que a população maior de 60 anos possui fatores de riscos que favorecem o desenvolvimento do câncer bucal. “O vício de fumar cachimbos e cigarros, o consumo de álcool, a má higiene bucal e o uso de próteses dentárias mal ajustadas são agravantes nesse caso. Também merecem uma atenção especial as pessoas que trabalham ao sol e que ficam com nariz e lábios expostos e, também, quando há aftas ou machucados na boca e língua há mais de 15 dias que não cicatrizam”, detalhou.