Consciente de que a postura, o comportamento e as interferências que o professor faz em sala de aula influenciam no aprendizado do aluno, o Instituto Integral acaba de implantar o projeto de formação continuada Diálogo sobre formação docente, que tem por objetivo aprimorar o desempenho dos seus profissionais diante da classe.
Em encontros bimestrais que convidam os professores da Educação Infantil até o Ensino Médio das sete unidades do Integral distribuídas entre Campinas, Vinhedo e Paulínia, o projeto prevê palestra de um especialista seguida de uma mesa redonda a respeito do tema, eleito antecipadamente pelos próprios professores conforme avaliação das demandas vivenciadas diariamente.
O primeiro encontro, que acaba de ocorrer, abordou o tema Limite e possibilidades do trabalho docente, que teve à frente a psicóloga Ana Maria Falcão de Aragão, professora e doutora da Faculdade de Educação da Unicamp. A reunião, que atraiu aproximadamente 70 profissionais, elucidou dúvidas da equipe e encantou o grupo, que iniciou o ano letivo motivado a praticar o melhor de si como educador.
Novo olhar sobre o cotidiano
De acordo com a idealizadora do projeto, Luciana Haddad Ferreira, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Integral, a proposta do projeto é tornar os professores mais criativos e reflexivos em suas práticas e dar oportunidade de expor suas experiências. “O objetivo não é ensinar receitas de como dar aula ou simplesmente o de atualizar – é buscar outros interlocutores com um novo olhar sobre conflitos cotidianos, reavivar o encantamento do educador pela profissão e estimular maior participação em congressos e redação de publicações”, explica.
Para Matheus Lemos, professor de Geografia do 6º ano na unidade de Alphaville e do 6º e 7º ano na unidade Parque Prado, a formação com a educadora Ana Aragão trouxe grande enriquecimento teórico e perspectivas e possibilidades variadas para melhor conduzir o dia a dia na troca com os demais colegas de profissão.
Propostas de mudança
Ana Carolina Braga Ferraz, professora do Infantil 4 na unidade Alphaville, acredita que refletir sobre as atividades escolares, sobretudo nas ações e práticas, nem sempre é uma tarefa simples, embora seja fundamental. “A iniciativa possibilita ao professor revisitar e analisar criticamente posturas adotadas em classe, teorias e metodologias. A palestra inaugural com Ana Aragão apresentou propostas de mudanças favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem e nos levou a repensar sobre a nossa atuação como professores ao longo do ano”, conta a educadora.
A participação aos encontros é facultativa e o professor que marca presença é certificado a cada evento. A próxima palestra tratará sobre as Relações interpessoais e a convivência na escola e está agendada para o dia 29 de março, no auditório da unidade Paineiras, em Campinas.