Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Lustres garantem elegância na decoração

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Peças iluminam e dão destaque a salas e halls de entrada. Foto: divulgação.

Seja uma peça minimalista ou imponente, o lustre é um objeto que confere beleza e complementa a decoração. Mas, mais do que enfeitar um determinado cômodo, é importante lembrar a função inicial desta peça, que é iluminar.

A arquiteta e designer de interiores Cristiane Barnabé Guidio, parceira da LigBem – loja especializada em materiais elétricos e iluminação –, explica que o lustre, assim como os demais tipos de luminárias, tem duas funções: iluminar de forma adequada o ambiente, de acordo com o seu uso e dar beleza, valorizando e complementando a decoração.

É preciso observar, no entanto, que este tipo de peça não é recomendado para qualquer tipo de ambiente. Em geral, são ideais para halls de entrada, salas de jantar e quartos. “Nas cozinhas e banheiros, por exemplo, a iluminação deve ser mais direcional e bem distribuída, não sendo adequado o uso de lustres”, explica Cristiane. “Além disso, eles são também decorativos e muitas vezes seus materiais não são adequados e práticos para a limpeza neste tipo de uso”, completa.

Embora alguns tipos de lustres já garantam destaque à decoração e iluminação, eles podem ser combinados com outras peças, como arandelas, spots e plafons, valorizando ainda mais os ambientes.

Como comprar

Ao escolher o lustre, é preciso observar suas dimensões. A arquiteta esclarece que a peça deve ser proporcional ao tamanho do ambiente. “Também é necessário que tenha um estilo que harmonize com a decoração existente; por isso, na maioria das vezes, é escolhido após a aquisição dos móveis”, aponta. “Outro ponto importante é que o lustre seja colocado em local adequado e com a iluminação correta.”

Escolhido o lustre, é preciso se atentar à altura ideal para a instalação da peça. Esta questão depende do ambiente e do local onde ele será instalado. “Se for instalado sobre a mesa de jantar, pode ficar mais baixo, a aproximadamente 1m60 do piso. Já em salas de estar e quartos, por exemplo, devem estar mais altos para não atrapalhar a circulação e a visão”, ensina Cristiane.

Escolha das lâmpadas

Após a definição do local e altura da instalação dos lustres, a escolha das lâmpadas é importante. A intensidade, o tipo e a tonalidade da lâmpada dependerão do ambiente. “Além do mais, é preciso saber se o lustre escolhido suporta a quantidade de lumens necessários ao ambiente”, finaliza.