As pequenas empresas são responsáveis por 54% dos empregos com carteira assinada e respondem por 27%, ou seja, 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional. Pela pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas – Ibre/ FGV em junho, o índice de confiança dos pequenos empresários marcou 58 pontos, enquanto a dos grandes estava em 80,6 pontos. Além disso, as pequenas registraram uma queda de 69,5 pontos no período e recuperaram 37,3 pontos. O levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) entre 25 e 30 de junho também não é muito diferente – o estudo mostrou que as 99,8 pequenas empresas com 49 funcionários foram as que mais tiveram vendas impactadas durante a pandemia. A perda média de faturamento para esses empresários caiu de 70% para 51% com relação à primeira semana de abril deste ano.
O setor de serviços, que corresponde a 74,4%, foi o que registrou maior percentual de empresas afetadas negativamente. Na indústria, esse índice chegou a 72,9%; na construção civil 72,6%, mas foi o comércio, com 65,3%, que está resistente à crise. O pequeno empresário foi o mais prejudicado na pandemia por ter menos acesso aos programas de crédito do governo. A pesquisa mostrou, também, que das empresas que tentaram algum tipo de crédito, mas não conseguiram, 64,4% delas são de pequeno porte, 30,5% estão no grupo das companhias de médio porte e apenas 5,1% são de grande porte.
Em contrapartida, por meio das notas fiscais eletrônicas, a Receita Federal registrou que o mês de junho tem o maior volume de vendas do ano: R$24 bilhões por dia. O isolamento social durante a pandemia da Covid-19 também disparou as vendas pelo comércio eletrônico. No mês de passado, o crescimento das notas fiscais referentes a vendas pela internet chegou a 73% em relação ao mesmo mês do ano passado e a média diária chegou a R$670 milhões.
A região de Campinas está em segundo lugar no Estado no que diz respeito à venda pela internet, com um faturamento de R$414,8 milhões. 70,9% empregam o WhatsApp, 64,6% usam o Facebook, 55,7% empregam o Instagram e 26,6% usam o próprio site, e-commerce e, mesmo com a crise, alguns dos pequenos empresários da região registaram aumento de até 50% na receita.
Para orientar o pequeno e médio empreendedor que ainda não opera na web, o autor do best-seller mais lido na área do marketing digital nas universidades Mackenzie, USP e ESPM, Conrado Adolpho, está realizando lives todas as terças-feiras às19h no canal do YouTube para ensinar tudo o que os pequenos e micro empresários precisam saber sobre planejamento estratégico e a valorização de produto, além de deixar a empresa relevante na internet. Além de escritor, Conrado preside a 8Ps, uma escola de negócios de Campinas voltada a ensinar donos de pequenas empresas, profissionais liberais, de marketing e vendas a escalarem os businesses por meio da internet. A instituição tem atraído os olhares de empresários de várias partes da América Latina. O motivo ele explica: “Em média, as pessoas passam 4 horas e 59 minutos acessando a internet, contra 4 horas e 31 minutos assistindo televisão. Diante desse número, fica claro que os empresários devem ter a sua presença na rede online para aproveitar todas as oportunidades de vendas que ela oferece”, comenta o especialista em marketing ao informar que, apesar desse índice, nem todos os empresários sabem utilizar a internet para vender e valorizar os seus produtos e criar relacionamento com o público-alvo.
Ao finalizar, Conrado Adolpho enfatizou que o empresário que não estiver atento às mudanças sobre como as pequenas empresas estão fazendo negócios na economia atual verá o próprio negócio definhar em menos de 1 ano. “A maior plataforma global de vendas do mundo para os pequenos e médios negócios é o WhatsApp, mercado de 195 milhões de brasileiros que está presente em 94% dos celulares e que representa, somente no Brasil, uma oportunidade de R$600 bilhões desse nicho de mercado”, concluiu.
Serviço:
Curso gratuito
Data: todas as terças-feiras, às 19h, no canal do YouTube
https://www.youtube.com/user/ConradoAdolpho
Próximos eventos online:
Masterclass
Data: 8/8/2020
Conteúdo: Táticas mais eficazes para fazer dinheiro rápido sem precisar de novos clientes e alavancar os negócios
Próxima Imersão
Data: 24, 25, 26 e 27/9
Duração: 42 horas de imersão online
Horário: 9h00 às 22h00
Conteúdo: Treinamento intensivo de marketing digital (3 dias)
Inscrição: https://8ps.com/#querosabermais.
Sobre Conrado Adolpho: Empresário dos setores de educação, marketing e tecnologia há 24 anos; autor do livro Os 8Ps do Marketing Digital – best-seller em marketing utilizado como material base em diversas faculdades de negócios como Mackenzie, USP e ESPM, dentre outras. É mentor de negócios, tendo mentorado mais de 500 empresários nos últimos 5 anos, ajudando-os a tornar seus modelos de negócios muito mais lucrativos e escaláveis. Criador do Método 8Ps, um dos métodos de marketing mais reconhecidos do país. É treinador e criador do maior treinamento de negócios do país para donos de pequenas empresas – a Imersão 8Ps.