Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Movimento nacional Diversidade Sim! é lançado pela Universidade Zumbi dos Palmares

São Paulo, por Kleber Patricio

Lançamento Diversidade Sim!. Fotos: Divulgação.

A Universidade Zumbi dos Palmares (UniZumbi) lançou no último dia 21 – Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial – o Movimento Nacional Diversidade Sim!, uma iniciativa pela defesa e ampliação de políticas afirmativas de diversidade, equidade e inclusão nos setores público e privado do Brasil.

A cerimônia de lançamento da campanha aconteceu no Campus da UniZumbi, em São Paulo, e contou com a participação do reitor e anfitrião Dr. José Vicente, representantes da sociedade civil, lideranças do setor corporativo e instituições sociais e autoridades públicas comprometidas com a diversidade em todas as esferas da sociedade brasileira.

José Vicente, que lidera o Movimento Diversidade Sim!, explicou que o objetivo imediato é criar uma campanha nacional de conscientização sobre a importância da diversidade para a sociedade brasileira; a formação de uma rede nacional de instituições comprometidas com a proteção e promoção da agenda e a criação de uma Frente Parlamentar de defesa da diversidade, equidade e inclusão no Congresso Nacional.

Reitor Dr. José Vicente.

Diversidade Sim! propõe o desenvolvimento de políticas e programas de formação e aprimoramento continuado para a formação e gestão em diversidade para líderes no mercado de trabalho público e privado no Brasil. O compromisso também prevê a criação de um Índice Nacional Empresarial de diversidade, equidade e inclusão e premiação para reconhecer as empresas, instituições e personalidades comprometidas com a agenda.

José Vicente afirmou ser fundamental a união do país para enfrentar a ofensiva antidiversidade nos Estados Unidos desde a posse do presidente Donald Trump. “O governo norte-americano tem aversão à equidade, diversidade e inclusão. Esse retrocesso ameaça os direitos conquistados no Brasil pelas populações LGBTQIA+, PCD, autista, negra, indígena. Muitas empresas norte-americanas que estão adotando a prática antidiversidade atuam em nosso país e exercem influências sobre o mercado brasileiro”.

O reitor da UniZumbi disse que o Brasil já está sofrendo os efeitos desse desmonte com empresas parando suas iniciativas de diversidade e encerrando recursos destinados ao desenvolvimento de ações de inclusão. “Por isso estamos agora convocando a sociedade brasileira para dizer em alto e bom som que a diversidade importa sim! Ela é a força motriz da criação e da inovação, da geração de produtividade, valor e de crescimento para a economia brasileira e sua população. Qualquer coisa diferente disso colocará o país no atraso, em retrocesso”, frisou Vicente.

Claudionor Alves, diretor do Carrefour.

Claudionor Alves, diretor de Inclusão e Diversidade do grupo Carrefour no Brasil, ressaltou que a educação é o principal instrumento para promover ações afirmativas e transformações sociais. “Se gente não tiver coragem e compromisso, a gente não consegue mudar esse país. Precisamos, sobretudo, colocar esse compromisso em prática. Estamos comprometidos com a inclusão, a mudança e a igualdade. É uma honra participar do movimento Diversidade Sim!, principalmente em um momento em que muitas pessoas e empresas estão mirando o retrocesso”, disse o executivo.

Dr. Raphael Vicente, presidente da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, que representa mais de 100 empresas no país (12% do PIB do Brasil), ressaltou que é essencial a união do setor corporativo na defesa e promoção da inclusão e da diversidade. “Queremos unir esforços, pois a discriminação racial é parte estruturante da sociedade brasileira e do mercado de trabalho. Diversidade de pessoas é para que todas as pessoas sejam incluídas. Avançamos nos últimos anos, mas temos muito a avançar”.

Para Reinaldo Bugarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+, a construção de soluções só acontece quando há diversidade e comprometimento de todos os setores. “É preciso ter ações afirmativas, pois é impossível dizer sim à Diversidade sem dizer um grande não à discriminação. 56% da população brasileira é formada por pessoas negras. Precisamos centralizar as pessoas negras na agenda da diversidade. Quando a população negra ganha, o país inteiro ganha”.

Edimar Barbosa, VP da Fenavis.

Secretária executiva de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da prefeitura de São Paulo, Elaine Gomes de Lima pontuou que a construção da diversidade é uma luta diária no Brasil. ela afirmou que “a prefeitura está muito feliz de assinar o manifesto Diversidade Sim! Contem conosco”. Tobias da Vai-Vai também destacou a importância da campanha durante o lançamento na UniZumbi. “O caminho não é fácil, mas a gente continuará lutando como sempre fizemos”, encorajou.

“A diversidade é um compromisso comum de todos nós”, lembrou a Pró Reitora da Unifesp Débora Galvani durante a sua fala no lançamento do movimento Diversidade Sim! “As cotas estão construindo um país com universidades mais plurais. Reafirmamos aqui o nosso compromisso com a diversidade e, ao mesmo tempo, fazemos uma autocrítica sobre os nossos desafios e necessidades para expandir o acesso à educação para todas as pessoas”.

Durante a cerimônia de lançamento houve a leitura do Manifesto Diversidade Sim!, que foi assinado pelas autoridades e lideranças presentes. Até o momento, 32 empresas já aderiram ao compromisso. A meta da campanha é alcançar 120 assinaturas até o dia 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura no Brasil. “Temos a obrigação de entregar uma sociedade melhor às novas gerações”, enfatizou o líder José Vicente.

Lançamento Diversidade Sim!.

Vicente ressaltou que o Brasil avançou na agenda de diversidade nas últimas duas décadas, sobretudo nas políticas de cotas no setor público. Todavia, persiste o desafio de fazer as cotas se concretizarem na prática com o pleno preenchimento das vagas, o que ainda não acontece. Já no setor corporativo a prioridade é preservar a expandir as políticas afirmativas em empresas de todos os portes por meio de uma legislação dedicada às ações afirmativas raciais.

O movimento Diversidade Sim! irá propor ao governo a criação de um certificado em reconhecimento às empresas alinhadas à diversidade, equidade e inclusão. Até o momento, a campanha reúne 32 adesões, como Ambev, Itaú, GPA, Carrefour, BNDES, Cema, MetroRio, Natura, Renner, Unip, Vivo, Volkswagen, RX, Magalu, Banco BV, Febraban, Bosch, Fleury, Suzano e Continental, entre outras.

A Campanha Diversidade Sim! também lançou um site, página no Instagram e abaixo-assinado online em defesa e ampliação da inclusão, diversidade e equidade em todas as esferas da sociedade brasileira. Assine e ajude a construir um país plural. Para assinar, acesse aqui:

https://www.change.org/p/diversidade-sim

Site: diversidadesim.com.br

Instagram:@simdiversidade

Conheça a lista completa de signatários do Movimento Diversidade Sim!: ADM, Ambev, Banco BV, Bosch, BNDES, Carrefour, Cema, Continental, Corteva, EY, FBB, Febraban, Fenavist, Fleury, GPA, HSL, Instituto Bandeirantes, Itaú, LBCA, Lobo de Rizzo, Magalu, MetroRio, Natura, Novelis, NTT Data, Renner, RX, Sombrero, Suzano, Unip, Vivo, Volkswagen.

(Com Luciana Frei/LGF Press)