“Nunca recebera um elogio assim, tão espontâneo. Estimulado, Ego lançou-se em terrenos mais movimentados” – livro escrito por Fernanda de Oliveira, conhecida como Fê Liz, e ilustrado por Veruschka Guerra, apresenta a história de Ego Sum, um menino que se achava tão comum e neutro, assim como outros garotos de sua idade e que, ao ganhar um presente, desenvolveu habilidades admiráveis. Sua autoestima aumentou tanto, até chegar ao ponto de se distanciar de pessoas e situações naturais da vida.
Os patins mudaram a rotina de Ego Sum: começou com simples deslizes e aos poucos foi se arriscando em manobras radicais que despertavam olhares de todas as partes. Ao perceber que chamava a atenção, o menino “se achava”. Ele gostou daquela sensação. Até então, não havia recebido elogios tão espontâneos. Isso o ajudava a fazer novas manobras e cada vez mais se destacava: “Os olhos atentos lhe deram mais agilidade […] Fez virar a cabeça até de quem estava de terno e com pressa e também das meninas de bicicleta, arrancando suspiros e mais elogios”. A sensação o fez sentir um garoto diferenciado e Ego Sum foi inflando-se até que começou a flutuar: “Como era gostoso se sentir por cima do mundo”. Junto com esse sentimento veio a tristeza de se sentir sozinho e perceber a naturalidade de situações cotidianas que também faziam as pessoas felizes. Com sutileza e um novo olhar ele conseguiu voltar a colocar seus pés no chão.
O texto de Fernanda Oliveira recebeu os fortes e marcantes traços de Veruschka Guerra. A mesma obra tem as versões português e inglês. De um lado, Ego Sum – o menino que se achava. De outro, Ego Sum – A boy full of himself.
Fernanda de Oliveira é autora de mais de 30 livros infanto-juvenis. Possui um canal no Youtube chamado Fê Liz, no qual canta, conta, incentiva a leitura e fala sobre literatura infanto-juvenil. Nasceu em Brasília, formou-se em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia e Artes Musicais em Boston. É apresentadora de programas infantis literários na TV, canta e produz peças de teatro, CDs para crianças e é letrista de músicas infantis e musicais. Curadora de vários festivais e feiras de livros, recebeu o título de embaixadora do Fliaraxá. Faz palestras e apresenta-se nas escolas e maiores feiras literárias do mundo.
Veruschka Guerra é ilustradora brasileira e mora em João Pessoa-PB. Se especializou em ilustração de livros infantis em Sarmede, Itália. Foi indicada ao prêmio Jabuti 2015 por seu primeiro livro autoral: O sonho de Karim. Veruschka tem ilustrações publicadas em livros infantis, juvenis, de colorir, capas e pôsteres no Brasil, EUA, Canadá, Espanha e Coreia do Sul.
Ficha Técnica
Título: Ego Sum – O menino que se achava
Autor: Fernanda Oliveira
Ilustrador: Veruschka Guerra
Acabamento: Brochura
Coleção: De tudo um pouco
Formato: 21 x 27,5
Número de páginas: 64
Área de interesse: infantil
Valor: R$45