Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Observatório de Campinas abre na noite desta quarta, 13, para observação da Super Lua

Campinas, por Kleber Patricio

Astro poderá ser visto também pelos telescópios até as 22h. Foto: divulgação.

Quer ver a Super Lua (Lua no Perigeu), a mais brilhante do ano? O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini estará aberto para receber o público para uma noite especial na quarta-feira, dia 13 de julho. No final da tarde deste dia, mais precisamente às 17h15, a Lua nascerá e alcançará uma altura visível ao telescópio por volta das 19h e, no Observatório, poderá ser apreciada sua beleza tanto a olho nu como por telescópios até as 22h, quando encerram as atividades no local.

A bilheteria e o portão abrem às 18h e fecham às 21h. Com tempo nublado ou chuvoso não haverá observação ao telescópio. Por ser alto de serra, aconselham-se os visitantes a levarem agasalhos.

A observação da Super Lua integra a programação de férias do Observatório e também das comemorações ao aniversário de Campinas. A Lua Cheia dessa noite será a mais brilhante do ano, pois estará em seu perigeu (Super Lua), que acontece quando o satélite natural chega à fase Cheia ao mesmo tempo em que sua órbita elíptica faz sua aproximação máxima da Terra.

Como há uma tradição de certas tribos indígenas do hemisfério norte em dar nomes às Luas Cheias, mantida até os dias de hoje, essa será a Lua dos Cervos ou Lua do Trovão. Também serão mostrados outros objetos do Cosmos para dar um toque especial ao evento.

Serviço:

Super Lua (Lua no Perigeu)

Data: quarta-feira, 13/7, das 18h às 21h

Local: Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini – OMCJN

Estrada do Capricórnio, Monte Urânia, s/nº – Serra das Cabras, Distrito de Joaquim Egídio – Campinas (SP)

Ingressos: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudantes com apresentação de carteirinha). Não serão aceitos nem cartões e nem PIX.

(Fonte: Prefeitura de Campinas)