Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Palestra “A morte é um dia que vale a pena viver” dia 22/8 em Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Dra. Ana Claudia Quintana Arantes. Foto: divulgação.

A palestra A morte é um dia que vale a pena viver, apresentada pela médica Ana Cláudia Quintana Arantes, formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia, pós-graduada em Psicologia – Intervenções em Luto e especializada em Cuidados Paliativos, ocorrerá no dia 22 de agosto, às 20h, no Ciaei, em Indaiatuba.

“Quando me formei, o doente terminal era aquele que a medicina não tinha mais nada a oferecer para interromper o curso daquela doença. Podia ser um câncer, um AVC, um infarto, em fase terminal. Essa situação da medicina não poder fazer nada para interromper o curso da doença fazia com que os pacientes ficassem meio à parte, fora de possibilidades terapêuticas”, lembra o vice-prefeito e médico Túlio José Tomass do Couto, completando: “Hoje não se fala mais disso. O que a doutora Ana Cláudia faz é usar todos os recursos que a medicina tem, toda a tecnologia para proporcionar dignidade a este paciente. A medicina tem muito a oferecer, tanto em termos de tecnologia ou em termos de humanidade. O trabalho dela é basicamente esse e hoje Cuidados Paliativos é uma nova especialidade reconhecida na medicina. E esses doentes hoje são olhados de uma maneira diferente, com muito mais respeito”.

O evento prevê uma parceria com o Lar de Velhos Emmanuel, com a doação de ingressos para levar os profissionais da área da saúde que lá trabalham ou que são voluntários, para que também tenham a oportunidade de acompanhar esse palestra.

“É importante também que os familiares se interessem pelo tema e, tendo possibilidade, possam acompanhar à palestra. Às vezes temos a impressão de que deixar aquela pessoa no hospital é o melhor jeito, mas nem sempre é. O melhor, sempre que possível, é que esses doentes estejam com suas famílias em suas casas”, avalia Dr. Túlio.

O atendimento domiciliar, conforme explica o diretor de marketing e relacionamento da Vita Migliore, Luiz Roberto Ghidini, coloca em prática o lado humanizado. “Com o mesmo foco do trabalho da Dra. Ana Cláudia, que é o cuidado paliativo e não só do paciente, como também da família, para se preparar quando chegar aquele momento”.  Michelly Picoli, enfermeira e gestora de home care, complementa: “São aplicados procedimentos para que o paciente possa ir para casa e receber os cuidados necessários. Tanto os recursos técnicos, como aparelhos, equipamentos de alta complexidade, respiradores, como remédios com receita médica. E agregado a isso há o trabalho voltado para humanização, que são os cuidados da enfermagem como um todo, além do acolhimento, do conforto, das terapias que ajudam a conciliar no tratamento”.

Serviço:

A morte é um dia que vale a pena viver, com a médica Ana Cláudia Quintana Arantes

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCoIlv4gz0F2rx2cO8VHzQgg

Link TEDx: https://youtu.be/ep354ZXKBEs

Data: 22 de agosto

Horário: 20h

Local: Ciaei – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina

Ingressos:

Primeiro Lote: R$60

Segundo Lote: R$75

Pontos de Venda:

Nakayoshi (Av. Itororó, 631, Cidade Nova)

Clínica Femina (R. Ademar de Barros, 53, Centro)

Para mais informações, (19) 9 8251-3183 e (19) 9 9301-8010.