Paraciclistas de todo o país estiveram reunidos em Indaiatuba para disputar a 1ª Etapa da Copa Brasil de Paraciclismo 2017. Abrindo o calendário de competições, no sábado (3), foram realizadas as provas de contra-relógio, contando com a presença de grandes nomes do esporte, inclusive dos atletas da seleção brasileira.
Reunindo toda sua experiência e a motivação de estar atravessando uma das melhores fases da sua carreira, Lauro Chaman, atleta da seleção que defende a equipe Funvic/Brasil ProCycling, garantiu o título na categoria C5. Soelito Gohr, da equipe Memorial, terminou na segunda colocação e Johnatan Mineiro completou o pódio. Os destaques da categoria Handbike foram Jady Malavazzi, da equipe BSB BC, que venceu na classe H3 e Ulisses Freitas, primeiro colocado na H4. Já na categoria Tandem, os vencedores foram Márcia Fanhani e Taise Benato (piloto) e Luciano Rosa e Edson Resende (piloto).
Resistência
Superação foi a marca registrada dos paraciclistas, que demostraram no domingo (4) muita força durante a prova de resistência realizada na Avenida Fábio Ferraz Bicudo, após o Condomínio Dona Lucilla, no Jardim Esplanada. Com uma vasta experiência internacional, os atletas da seleção dominaram a categoria C5. Soelito Gohr, que defende a equipe Memorial Santos, ficou com a vitória após completar o percurso em 1h14min54. Lauro Chaman, da Funvic/Brasil Procycling terminou em segundo, com o mesmo tempo do campeão e Gilberto de Sousa, do Instituto Pedalar Maracanau, completou o pódio com 1h18min22. Marcando seu retorno às competições depois de 7 anos afastado do esporte, André Grizante venceu na categoria C4 e somou sua segunda medalha na competição.
A categoria Handbike também comemorou o número de participantes e contou com provas disputadas em alto nível. Na categoria Handbike H4, um dos destaques foi Ulisses Leal Freitas, que completou o percurso isolado dos adversários para comemorar a vitória. Com mais de cinco minutos de vantagem, Antônio Marcos de Moura também se destacou e comemorou o primeiro lugar na Handbike H5. Já entre os paratletas da categoria Tricycle T2, Adriano Matunaga Nascimento levou a melhor.
A primeira etapa da Copa Brasil de Paraciclismo 2017 foi uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC), com apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba através da Secretaria de Esportes.
Calendário da Copa Brasil 2017
1ª Etapa – Indaiatuba (SP) / 2 e 4 de junho
2ª Etapa – Goiânia (GO) / 18 e 20 de agosto
3ª Etapa – Aracaju (SE) / 20 e 22 de outubro
4ª Etapa – Curitiba (PR) / 1 e 3 de dezembro.