A Prefeitura de Indaiatuba conquistou, junto ao Governo Federal, um ponto de Wi-Fi Brasil para o Parque do Mirim. A concessão foi divulgada na última terça-feira pelo Ministério das Comunicações. O projeto tem como objetivo levar acesso à internet a locais remotos aonde os sinais convencionais não chegam. Para isso, a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação iniciou as tratativas com o Ministério e com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O acesso à internet será de forma gratuita, com a abrangência de 150 metros de raio, desde que não haja interferências, com capacidade de 20 Mbps de download e 2 Mbps para upload. “Conquistamos mais um ponto para Wi-Fi gratuito, além do programa municipal Meu Wi-Fi; nossos objetivos vão ao encontro de oferecer novas possibilidades de comunicação para o cidadão”, comenta a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Dra. Graziela Milani.
O visitante do Parque do Mirim para ter acesso à rede wi-fi deve realizar um cadastro prévio que possibilitará a conexão por uma hora. Após este período, o usuário precisa realizar uma nova conexão. “Nossa cidade está sempre em destaque quando o assunto é conexão. Temos trabalhado muito para levar internet gratuita para o máximo de pessoas. Hoje já temos pontos municipais e, agora, um concedido pelo Governo Federal por meio de um belo trabalho realizado pela RIC. Eu sempre digo que Indaiatuba é diferenciada. Veja, a gente já tem bons projetos mesmo antes de surgir a oportunidade e quando ela aparece, conseguimos a adesão, porque está tudo encaminhado aqui dentro da Prefeitura. A internet hoje ultrapassa as possibilidades do entretenimento e facilita de verdade a vida das pessoas; aliás, lançamos mês passado o aplicativo Minha Indaiatuba, onde o cidadão tem na palma da sua mão toda sua vida municipal e a possibilidade de resolver inúmeras questões com a Prefeitura – e vamos evoluir cada vez mais”, explica o prefeito Nilson Gaspar.
Nos próximos dias, a Anatel deve divulgar o cronograma de instalação dos hardwares e início da operação, que devem ocorrer ainda este ano. A seleção do Parque do Mirim ocorreu com base em uma análise técnica da Agência, que levou em conta, entre outras informações, as possibilidades de instalação.
(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)