Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Prefeito de Itatiba é o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC

Campinas, por Kleber Patricio

_DSC2609

Foto: divulgação.

O prefeito de Itatiba, João Gualberto Fattori, foi eleito por aclamação o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para o mandato de 2016. O cargo de vice-presidente é do prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia. A eleição aconteceu durante reunião realizada no Palácio dos Jequitibás, em Campinas, com a participação de prefeitos, representantes e membros do Governo do Estado, incluindo o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, responsável pela estruturação das regiões metropolitanas do Estado de São Paulo.

Durante o encontro também aconteceu a eleição dos membros do Conselho de Orientação do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano (Fundocamp), os prefeitos de Valinhos, Clayton Machado, de Cosmópolis, Antonio Fernandes Neto e Morungaba, José Roberto Zem. O representante do Estado no Conselho é o gerente regional do CDHU, Felipe Carraro, a diretora técnica é Jamile Fonseca e a diretora administrativa, Carmen Elias, da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp).

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, transferiu oficialmente a presidência do Conselho de Desenvolvimento depois de dar início e encaminhamento às deliberações da pauta, ressaltando a importância da união nas ações dos prefeitos em parceria com o Estado.

O novo presidente falou sobre o comprometimento dos prefeitos em formular políticas públicas de maneira integrada. “É um novo modelo de gestão pública que vem sendo fortalecido na região”, reforçou.

Segundo Edmur Mesquita, a Região Metropolitana de Campinas é uma das mais bem estruturadas de todo país.

No balanço das ações promovidas no último ano pelo Conselho, a diretora executiva da Agemcamp, Ester Viana, pontuou as audiências dos prefeitos com os secretários de Estado, a participação de secretários de Estado em reuniões do Conselho e também o balanço financeiro dos projetos metropolitanos.

O Conselho de Desenvolvimento foi criado pela Lei Complementar nº 870 de 19 de junho de 2000 e instalado através do Decreto nº 46.057 de 27 de agosto de 2001. O órgão tem caráter deliberativo e normativo e é composto por um representante de cada município que integra a RMC e por representantes do Estado nos campos funcionais de interesse comum. O Conselho é responsável pela deliberação dos projetos metropolitanos que se utilizam de recursos financeiros do Fundocamp para financiá-los. Os 20 municípios que compões a RMC somam cerca de 3 milhões de habitantes.